Araguaína

Moradores do entorno da Usina Corujão deixam casas durante simulação de evacuação emergencial

Exercício fez parte do Plano de Ação de Emergência para adequar a usina às novas regras.

Por Redação
Comentários (0)

29/05/2023 15h13 - Atualizado há 11 meses
Moradores que participaram da simulação receberam mais orientações

Os moradores que vivem na região do entorno da barragem da Usina Corujão, em Araguaína, participaram de um exercício de evacuação para simular uma situação de emergência neste sábado (27). A simulação foi realizada pela Enel Green Power, empresa responsável pela elaboração do PAE (Plano de Ação de Emergência) da usina.

Dezenas de moradores participaram do exercício percorrendo rotas de evacuação até pontos de apoio, onde a população poderá receber atendimento e se manter em segurança em caso de um rompimento de barragem. O alarme é acionado por meio de sirenes posicionadas em pontos estratégicos dos setores Nova Araguaína, JK e Vila Azul, e todas as rotas são sinalizadas com placas para indicar a direção que o morador deve seguir.

“Apesar da barragem ser segura, esse tipo de exercício é extremamente importante. Aqui nós temos dezenas de servidores municipais voluntários, além da ASTT, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, que estão empenhados para deixar a população segura. Com a elaboração desse plano exigido pela Política Nacional de Segurança de Barragens, Araguaína sai à frente de muitas cidades brasileiras”, explicou o secretário da Defesa Civil em Araguaína, Ricardo Isaias. 

Todos preparados

Para a dona de casa, Maria Soares Silva, a experiência foi muito importante e trouxe mais segurança para os moradores da região.

“Quando começaram a colocar a sinalização, eu fiquei um pouco preocupada, achando que a barragem poderia romper, mas, depois das palestras, nós entendemos tudo direitinho. Estou satisfeita, fiz questão de participar da simulação junto com os meus filhos, pois assim nós ficamos preparados para uma situação de emergência e sabemos como agir”, contou Dona Maria.

A simulação também contou com a participação dos bombeiros mirins, que auxiliaram o trabalho da Defesa Civil, forças de segurança e equipes da Enel Green Power, recepcionando os moradores nos pontos de apoio e orientando durante a simulação.

“Eu achei a simulação muito interessante, é uma forma de colocarmos em prática aquilo que nós estamos aprendendo como bombeiros mirins. Não sabia que em Araguaína eu poderia viver uma experiência como essa”, disse o bombeiro mirim de 13 anos, Paulo Parente.

Segurança

O PAE está sendo desenvolvido pela Enel Green Power para adequar a usina à Lei nº 14.066, de 2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010). O trabalho foi iniciado com um estudo da zona de autossalvamento em um raio de três quilômetros da usina e o levantamento da quantidade de famílias impactadas, cadastrando 558 moradores que também participaram de palestras para explicar a elaboração do plano e o exercício de treinamento.

“O objetivo da implementação do PAE é agregar ao trabalho de segurança que já é realizado, propondo ações preventivas, mantendo a população orientada e engajada”, reforça a gerente de segurança de barragens e infraestrutura civil da companhia, Juliana Martins.

A Enel Green Power faz o monitoramento da Usina Corujão em Araguaína 24 horas por dia. Com a utilização de sistemas remotos e transmissão em tempo real, é possível acompanhar todo o funcionamento e segurança do local. Técnicos também realizam inspeções periódicas nas estruturas da hidrelétrica Corujão, seguindo todos os protocolos de segurança.

Simulação também contou com a participação dos bombeiros mirins
Maria Soares participando com os filhos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.