50 vagas

Artistas de Araguaína e região recebem capacitação sobre projetos para Lei Aldir Blanc

Promovida pela Fetac, será no Espaço Cultural Artpalco.

Por Redação
Comentários (0)

26/01/2022 15h49 - Atualizado há 2 anos
Kaká Nogueira, presidente da Fetac, palestrante da capacitação

Os artistas de Araguaína e região receberão capacitação gratuita sobre projetos culturais no próximo sábado (29/01). A palestra “Projetos culturais – Da ideia à prestação de contas” é voltada para artistas de todos os segmentos culturais e será ministrada pelo diretor teatral, ator e produtor cultural Kaká Nogueira, presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac). A palestra é presencial e será realizada no Espaço Cultural Artpalco, às 16 horas.

A atividade é voltada para o público adulto e, para participar, não é necessário ter experiência com projetos culturais. Contudo, é preciso realizar inscrição antecipada, que pode ser feita pelo telefone (63) 9 9250-8130, até o dia da oficina. Serão disponibilizadas um total de 50 vagas. 

De acordo com o palestrante, a oficina foi criada para artistas e produtores culturais que já tiveram alguma dificuldade na organização dos recursos em seus projetos. “Muitas pessoas procuraram a Federação afirmando que tiveram dificuldade na produção dos projetos e na prestação de contas dos projetos da Lei Aldir Blanc. Então, elaboramos essa oficina para que nos próximos editais esses artistas possam estar melhor preparados para a gestão de seus projetos”, adianta Kaká Nogueira.

Ainda segundo o artista, a palestra vai abordar desde a elaboração do projeto até a prestação de contas, por meio de uma linguagem simples e objetiva, por meio de abordagens como planejamento, mercado cultural, formato de projetos, estratégias de produção e muito mais. “Queremos que esses artistas estejam preparados para editais futuros, por meio de um despertar do senso crítico acerca da própria produção e fruição cultural”, complementa Kaká Nogueira.

PALESTRA

A capacitação integra o projeto “Circuito Fetac 2021 – Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac”, realizado pela Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac). O Circuito teve início no mês de agosto do ano passado com oficinas, palestras, rodas de conversa e debates em todas os campos das artes cênicas. Os prestadores de serviço ministram capacitações, formações, oficinas, palestras, debates e afins nas áreas de teatro, dança, circo, produção cultural, cenografia, iluminação cênica, sonoplastia cênica, fotografia cênica, dramaturgia, performance cênica, figurino cênico, organização jurídica para grupos cênicos, dentre outros.

Ao todo, o projeto está oferecendo mais de 60 formações, promovendo trabalho e renda para mais de 80 profissionais das artes cênicas de todo o Estado, atendendo um público estimado de mais de 1.200 pessoas, a pelo menos 40 cidades tocantinenses.

O projeto “Circuito Fetac 2021 – Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac” foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – nas categorias: Teatro (edital 022/2020), Dança (edital 016/2020) e Circo (edital 015/2020) –, promovido pelo Governo do Tocantins,  Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundo Nacional de Cultura.

FETAC

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) é composta, atualmente, por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena), representantes de cerca de 20 grupos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que represente as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.