População pode fazer doações diretamente no Imposto de Renda ou via Pix.
Há quatro meses, a servidora pública Hellen Rosy de Sousa Borges tem à disposição rodas de conversas, assistência jurídica e psicológica oferecidas pela Associação de Pais e Amigos Profissionais dos Autistas do Tocantins. A unidade sem fins lucrativos é uma das beneficiadas pelo FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e fica localizada no Bairro São João, ao lado da Clínica Escola Mundo Autista.
A Associação oferece suporte aos pais e responsáveis de crianças com o transtorno do espectro autista enquanto os filhos são atendidos pela Clínica Escola Mundo Autista. “O que a gente sente aqui quando entra é o acolhimento, interesse e dedicação dos profissionais em ofertar para a gente o que o dinheiro não compra”, contou Hellen.
Segundo a servidora, a unidade foi fundamental para que ela pudesse aceitar melhor o diagnóstico tardio do filho, Ian Miguel, aos quatro anos, além de contribuir para o desenvolvimento dele. “Estamos em uma jornada muito intensa de terapias para tentar recuperar esse tempo que perdemos. Ele gosta de vir aqui e tem muito interesse pela música, interage com o professor, trabalha a concentração”, reforçou.
O local é mantido por meio de doações ou de uma taxa simbólica, no valor de R$ 10 cobrada dos associados. Se neste ano a arrecadação aumentar, será possível investir em mais ações e projetos sociais. “Queremos investir em equipamentos, atividades e oficinas de geração de renda para os pais, além voltar a distribuir cestas básicas”, contou a vice-presidente da associação, Lilian Fleuri de Oliveira.
“A maioria dos pais não tem condição financeira para contribuir e a sociedade muitas vezes não tem conhecimento que existe essa associação. Então, o quanto for possível vir para cá já é muito para gente”, reforçou a associada Hellen.
Como realizar doações para o FIA?
A unidade já recebeu um recurso de R$ 40 mil do FIA em 2022 e com esse dinheiro foi possível adquirir computadores, materiais pedagógicos, televisão, geladeira, eletrodomésticos, móveis, mesas e entre outros equipamentos. Para manter iniciativas como essa, os contribuintes têm até 31 de maio para realizar doações ao FIA por meio da declaração do Imposto de Renda.
Pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real podem destinar até 1% do IR enquanto pessoas físicas até 6% para o FIA. É preciso preencher a ficha de doações diretamente na declaração. Para isso, deve escolher a opção “Modelo Completo da Declaração”, selecionar o FIA e destinar a doação para a esfera Municipal, no caso, Araguaína.
Quem optar pelo PIX, pode ser destinado qualquer valor durante o ano. A chave é o CNPJ do FIA: 18.786.212/0001-01. Já por meio do método tradicional, a transferência bancária pode ser feita para a Agência: 0638-6 (Banco do Brasil) e Conta Corrente 77.217-8. O último passo é informar a doação por meio dos telefones: 99941-7764 ou 3411-1257, para obter os recibos.