Araguaína

Associação das PcD de Araguaína pede mobilização e apoio para evitar retrocessos

Entidade destaca a importância de garantir o direito das pessoas com deficiências.

Por Redação
Comentários (0)

06/12/2021 15h18 - Atualizado há 2 anos
Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que estas pessoas sejam incluídas, diz presidente da ADA

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural da sociedade. 

O Dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992. As Nações Unidas buscam enfatizar os significativos benefícios que a acessibilidade pode trazer, tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade, e a divulgação desse fato entre os governos, as empresas e o público em geral.

Engajado nessa luta, o presidente da Associação das Pessoas com deficiência de Araguaína (ADA), advogado Marques Elex Silva Carvalho, divulgou uma nota lembrando que "ainda há um longo caminho a ser percorrido para que estas pessoas sejam incluídas, tenham igualdade de oportunidade, ocupe os espaços de poder, onde as decisões são efetivamente tomadas"

Elex Carvalho também ressaltou a "necessidade de que cada um de nós estejamos mobilizados para que não haja retrocessos" quantos aos direitos já adquiridos

Veja a nota na íntegra

A legislação brasileira tem avançado bastante no que concerne aos direitos da Pessoa com deficiência. De repente, saímos do modelo médico para o modelo biopsicossocial, cujo instrumento de avaliação ainda está em construção, enfrentando forte resistência dos que ainda não compreenderam os novos tempos descortinados, primeiro com a convenção sobre os Direitos da Pessoa com deficiência, depois com a Lei Brasileira da Inclusão.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que estas pessoas sejam incluídas, tenham igualdade de oportunidade, ocupe os espaços de poder, onde as decisões são efetivamente tomadas. Só assim, teremos uma sociedade com um pensamento inclusivo.

Neste dia internacional da pessoa com deficiência a ADA (Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína), vem lembrar da necessidade de que cada um de nós estejamos mobilizados para que não haja retrocessos, bem como que há um censo de urgência por cidadania na verdadeira acepção da palavra.

Marques Elex Silva Carvalho | Presidente da Associação das Pessoas com deficiência de Araguaína (ADA).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.