Bico do Papagaio

Axixá confirma mais de 20 casos de covid-19 e uma morte; moradores estão assustados

Para piorar a situação, a cidade não tem hospital para atendimento desses pacientes.

Por Redação 1.177
Comentários (0)

13/05/2020 10h11 - Atualizado há 3 anos
Axixá fica na região do Bico do Papagaio

O município de Axixá do Tocantins já confirmou 23 casos de Covid-19 e a primeira morte pela doença na cidade até ontem (12/05). Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, outras 52 pessoas estão em isolamento domiciliar apresentando sintomas da doença. Além disso, mais 75 pessoas estão sendo investigadas. Moradores da cidade estão assustados com o aumento de casos.

“Aqui a situação está muito complicada. Muitas pessoas não respeitam o isolamento e até aquelas que tiveram contato com doentes andam na rua tranquilamente. Aqui se a Justiça não intervir a situação vai piorar. Eu mesmo vivo morrendo de medo aqui em casa”, relatou uma moradora do bairro Vitaliano Brandão que não quis se identificar.

Para piorar a situação, a cidade não tem hospital para atendimento desses pacientes, fazendo com que todos os casos graves sejam encaminhados para o Hospital Regional de Augustinópolis, a cerca de 20 km de distância, ou até para Araguaína (mais de 230 km de distância).

A Prefeitura de Axixá adquiriu um equipamento para fazer a dedetização na cidade, mas a ação ainda não começou. A Secretaria de Saúde mantém equipes em regime de plantão para atender os chamados de pessoas com sintomas da covid-19. Quem tiver com sintomas da doença pode ligar no telefone (63) 99210-2766 para receber atendimento.

Morte

A primeira vítima da covid-19 em Axixá foi a professora Francisca de Sousa Lira, 43 anos. Ela foi internada no Hospital Regional de Augustinópolis no fim de abril após passar mal com fortes dores no peito.

Conforme relatos do marido da professora à TV Anhanguera, ela fez exame em Augustinópolis e deu positivo para covid-19. Após essa confirmação, Francisca foi transferida para Araguaína, onde fez outros testes e confirmou a doença. Ela morreu nessa segunda-feira (11) e o corpo foi enterrado em Axixá.

Além de Axixá, outras seis mortes já foram registradas em municípios do Bico do Papagaio. São eles: Augustinópolis (2 mortes), Araguatins (1), São Miguel (1), Aguiarnópolis (1), Sítio Novo (1). Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, o estado já registrou 15 morte até esta segunda-feira (11).

Doença

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Ele provoca a doença chamada Covid-19, que já matou mais 12 mil pessoas no Brasil.

Período de incubação da doença, que é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção pelo vírus, pode ser de 2 a 14 dias. Os principais sintomas da doença são: febre, tosse e dificuldades para respirar. Há também registros de dores de cabeça, ardência nos olhos e perda de olfato e paladar.

Para evitar a doença, o recomendado pelo Ministério da Saúde é lavar as mãos constantemente com água e sabão, usar máscara, usar álcool em gel e manter o distanciamento social. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.