Araguaína

Em quatro dias, capital econômica do Tocantins registra só uma ocorrência de roubo

Resultado de um trabalho conjunto desenvolvido pelo 2º BPM e a DRR.

Por Márcia Costa 712
Comentários (0)

02/07/2021 15h24 - Atualizado há 2 anos
Araguaína possui uma população estimada em mais de 183 mil habitantes

Araguaína, a segunda maior cidade do Tocantins, com quase 200 mil habitantes, já ficou por diversas vezes como uma das cidades consideradas mais violentas do Estado. Porém, dados registrados pelas forças de segurança nos últimos anos mostram uma redução na criminalidade.

Em quatro dias, a Polícia Militar registrou apenas um possível roubo, ocorrido no dia 01 de julho. Já na Polícia Civil os últimos registros ocorreram em 28 de junho. Portanto, nos dias 29/06; 30/06; 01/07 e 02/07 (até o meio-dia desta sexta-feira), apenas um caso foi registrado.

Uma das causas para a diminuição de roubos em Araguaína se deve ao trabalho do 2º Batalhão da Polícia Militar e da Delegacia de Repressão a Roubos, comandada pelo delegado-chefe Felipe Crivelaro e o delegado Breno Alves.

De acordo com a DRR, a cidade já obteve nos anos de 2017 e 2018 a taxa de 200 roubos ao mês. Há três anos, Araguaína ganhou a Delegacia Especializada para investigar especificamente os crimes de roubos, a DRR. Só em 2020 cerca de 500 casos foram apurados e solucionados pela Polícia Civil.

"A DRR é a única no estado. Isso tem gerado a possibilidade de resolução de casos a níveis nunca antes vistos. Comemoramos ano passado a marca de 500 casos resolvidos, e esse ano seguimos a mesma margem de apuração de casos. Só neste primeiro semestre a Delegacia de Roubos concluiu 114 investigações criminais. Criminosos são indiciados e encaminhados para a justiça. Em três anos identificamos centenas de assaltantes que cometiam crimes em séries e foram mandados para a justiça. A cidade realmente está mais tranquila", destacou o delegado Breno Alves.

Segundo o comandante do Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Valdeonne Dias, a redução de crimes está relacionada a uma série de fatores.

“Estamos passando por uma grande redução nos crimes contra o patrimônio devido a uma série de fatores, principalmente em razão do número de prisões que está alto, as operações constantes, a boa articulação entre as polícias Militar e Civil e a eficiente investigação da Polícia Civil que tem conseguido prender diversos criminosos na cidade. Fazemos uma maior movimentação das equipes, pois estamos utilizando a Força Tática, Patrulha Rural nessas intervenções e em setores que são mais problemáticos", disse o Comandante do 2º BPM, Valdeonne Dias.

 

Polícia Militar durante Operação Campo Seguro
DRR realizando Operação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.