Capivaras

Capivaras do Parque Cesamar saem para passear nas avenidas de Palmas e motoristas ficam em alerta

Imagens enviadas à reportagem mostram os animais atravessando a Avenida NS 10.

Por Nielcem Fernandes 2.438
Comentários (0)

15/08/2019 12h06 - Atualizado há 4 anos
O bando de animais foi flagrado atravessando a AV. NS 10 nas fora das dependências do parque

Moradores da capital procuraram o AF Notícias para alertar sobre a movimentação de capivaras nas avenidas nas proximidades do Parque Cesamar, região central de Palmas.

Imagens enviadas à reportagem durante o fim de semana mostram os animais atravessando a Avenida NS 10, que passa nos fundos do parque e dá acesso à região central da Capital.

Um morador disse que as capivaras atravessaram a pista lentamente e os motoristas tiveram de pararam os veículos. “Isso pode causar acidentes. Coloca em risco tanto os animais quanto os motoristas que passam pelo local”, disse.

Questionada à respeito do problema, a Prefeitura de Palmas informou que um diagnóstico relacionado à população de capivaras foi finalizado em 2018 e que a partir desse estudo foram definidas estratégias para o manejo dos animais, que contemplam ações, incluindo realização de cirurgias para o controle reprodutivo da espécie.

A prefeitura informou que o manejo será permanente e as ações de fiscalização e controle das capivaras serão iniciadas na próxima semana.

Segundo a gestão, o 1º Simpósio sobre Manejo Populacional de Capivaras com a comunidade acadêmica e profissionais da área medicina veterinária e biologia será realizado nos dias 19 e 20 de agosto e que a partir do dia 21, será iniciado a parte prática.

Ainda conforme a prefeitura, quem será responsável pelas ações de controle e remanejamento é a Fundação de Meio Ambiente (FMA) e que o principal objetivo e é cumprir a meta estipulada no plano. A FMA contará com a parceria de profissionais e instituições da área para realizar o manejo.

"Esclarecemos que o manejo será permanente. O objetivo, a princípio, da Fundação de Meio Ambiente (FMA) é cumprir a meta estipulada no plano, para isso terá participações de várias instituições e profissionais da área", afirmou a prefeitura.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.