Coronavírus

Em 24h, casos de coronavírus aumentam 100% em pequena cidade no norte do Tocantins

A cidade faz divisa com Imperatriz (MA), onde já foram notificados mais de 260 casos.

Por Nielcem Fernandes 6.701
Comentários (0)

06/05/2020 15h20 - Atualizado há 3 anos
O número de casos de pacientes infectados dobrou em 24h na cidade

São Miguel do Tocantins, município na região do Bico do Papagaio com 12.139 habitantes, apresenta um quadro preocupante de casos de coronavírus e a população está apreensiva.

Em apenas 24 horas, o número de pessoas infectadas pela covid-19 dobrou, saltando de 9 para 18 casos nessa terça-feira (05), tornando-se o epicentro da doença no extremo norte do estado.

Entre os novos pacientes há duas crianças, de 2 e 7 anos, e dois idosos, de 62 e 73 anos.

Dos 18 pacientes de São Miguel, 17 estão em isolamento domiciliar com sintomas leves e 1 hospitalizado, conforme a Secretaria Municipal de Saúde.

Para a gestão municipal, o aumento de casos ocorre devido à "intensa investigação" feita por parte das equipes de saúde do município, vez que a administração da cidade "não tem medido esforços para o enfrentamento desta pandemia".

UMA DAS MAIORES TAXAS DO BRASIL

Proporcionalmente, é como se o município de São Miguel tivesse 150 casos por 100 mil habitantes - uma das maiores taxas do Brasil. 

Na segunda-feira (4), essa proporção em Araguaína era de 58 casos por 100 mil e no Brasil, 48 por 100 mil habitantes.

O grande número de casos em São Miguel pode ter íntima relação com a proximidade de Imperatriz (MA), onde já foram confirmados 261 casos da doença até essa terça. Os dois municípios são divididos apenas pelo Rio Tocantins. 

DIVISA COM MARANHÃO

Com a proibição da circulação de ônibus de transporte de passageiros na divisa entre o Tocantins e o Maranhão, São Miguel vem sendo um "ponto de apoio" para a travessia irregular. Muitos ônibus seguem até a cidade e embarcam seus passageiros carros de passeio para serem levados até o estado vizinho.

Por isso, a Prefeitura de São Miguel baixou decreto proibindo o embarque e desembarques de passageiros e defende o fechamento da divisa entre o Tocantins e Maranhão.

PREOCUPAÇÃO

Nas redes sociais, os moradores da cidade demonstram preocupação com o aumento no número de casos e cobram mais informações a respeito dos pacientes infectados.

"Seria bom se informassem a quantidade de pessoas infectadas por bairros", sugeriu uma moradora.

"Eles não falam por que iria expor a pessoa. Nós temos que saber que no nosso município tem um número X de pessoas infectadas, que pode ser a pessoa que está do meu lado direito ou do lado esquerdo. E agora, o que eu vou fazer a respeito? Isso é mais importante nesse momento”, comentou outra moradora do município.

Boletim Coronavírus

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.