Local foi povoado na época das descobertas de ricas jazidas do cristal de rocha (quartzo).
A Prefeitura de Cristalândia programou uma série de eventos para celebrar os 70 anos da cidade dos Cristais, localizada na região centro-oeste do Estado. O destaque é o show nacional da dupla Rio Negro & Solimões, que ocorre na noite de 22 de junho, véspera do aniversário.
A programação conta ainda com show de Mayk Brasil e ainda com Viking, no dia 22. Já no dia 23, quando a Cristalândia comemora a emancipação política, ocorrem o Desfile Cívico e inaugurações durante o dia, e a noite o palco da festa, montado ao lado da Feira Coberta, recebe o show do talento local, Rafaela Gonzaga e da banda tocantinense Projeto 1+1.
“A história de Cristalândia é uma história de gente que luta, que busca diariamente se destacar, de gente que brilha. Principalmente, os cristalandenses são alegres”, ressalta o prefeito Big Jow, acrescentando que essa alegria merece ser festejada em grande estilo.
O município incorporou nas festividades de aniversário também o resgate dos tradicionais Desfiles Cívicos. Está prevista a participação de escolas, instituições e outras representações locais, na manhã do dia 23.
CRISTALÂNDIA
Conhecida como a cidade dos cristais, por ter sido povoada exatamente na época das descobertas de ricas jazidas do cristal de rocha (quartzo), Cristalândia faz parte da rica história do Tocantins.
O município está localizado a 32 km da rodovia BR-153 e limita-se ao Norte com Pium; ao Sul com Dueré e Aliança; a Leste com Santa Rita do Tocantins, Fátima e Nova Rosalândia; e a Oeste com Lagoa da Confusão.
Cristalândia está distante 140 km de Palmas. O acesso à capital é feito pela rodovia TO-080 até Paraíso do Tocantins, de lá segue pela BR-153 até Nova Rosalândia, e depois pela TO- 255.
O município possui recursos hídricos em abundância tendo suas terras banhadas pela Bacia Araguaia. Neste contexto, destacam-se os rios Urubu, Tioribero, Pati e Cipó. O rio Urubu é o maior e o mais importante e constitui uma das maiores fontes naturais de recursos hídricos para implantação de projetos de irrigação.
As principais atividades econômicas são a extração do cristal, pecuária e agricultura de subsistência, esta última tem como principais culturas o arroz, a cana-de-açúcar, mandioca e milho. Já o material encontrado nos garimpos tem cerca de 17% de óxido de ferro na sua composição e serve, portanto, para a confecção de artesanato (lapidação). Os maiores compradores dos cristais da região são a Alemanha e Portugal.
Sua emancipação se deu no auge da decadência do cristal, em 1953, através da lei n° 742, de junho de 1953, quando deixou de se chamar Chapada passando a Cristalândia.
Cristalândia é a passagem para pontos turísticos do Estado como Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão. Na área cultural, o município contempla algumas festas tradicionais tais como Divindades; Vaquejada; Festejos e Novenas em Louvor à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (padroeira da cidade) e a Festa dos Velhos.