Programa visa capacitar empresários de diversos segmentos.
Um dos municípios mais antigos do Tocantins e com um crescente potencial turístico, Almas, no sudeste do estado, será palco de um programa que visa fortalecer a economia da cidade.
O Projeto Avante Almas será realizado por meio de uma parceria do Sebrae com a prefeitura da cidade, e terá início nesta quinta-feira (22), às 19h, com uma palestra show do mestre em Educação e consultor do Sebrae, Paulo Bonfim. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
Enxergando o potencial turístico e econômico da cidade, o Sebrae disse que viu a necessidade de capacitação da classe empresarial para melhoria do atendimento aos clientes e turistas. Ao todo serão realizadas 10 capacitações, entre palestras, oficinas e consultorias, até novembro de 2021.
A gerente do Sebrae, Fabíola Wolney, explicou mais sobre o projeto. “O nosso objetivo atende a solicitação do prefeito, Wagner Nepomuceno, de capacitar empresários locais, dos mais diversos segmentos, como bares, restaurantes, hotelaria, mercados, material de construção, para melhorar o atendimento, sobretudo, nesta época do ano, mês de férias, em que a cidade acaba recebendo mais visitantes”, explicou.
De acordo com a analista do Sebrae, Jordane Santana, a iniciativa será um combinado de soluções para várias áreas, que vão beneficiar desde o MEI até as grandes empresas. “Para começar, vamos trazer uma palestra motivacional com o nosso consultor Paulo Bonfim, para incentivar os empresários. Dentro da nossa programação, vamos segmentar os assuntos. Por exemplo, teremos um mês voltado somente para a gastronomia, com conteúdo específico para bares e restaurantes, com cursos de drinks, manuseio de alimentos, boas práticas alimentares e fotografia de pratos para as redes sociais”, destacou.
Palestra inaugural
Na palestra de abertura, Paulo Bonfim irá abordar temas relevantes para alavancar as vendas, falando sobre como um bom atendimento é essencial para manter a satisfação e a fidelidade do cliente.
Quando? Dia 22 (quinta-feira, às 19h).
Onde? Quadra coberta de Almas
Palestrante: Paulo Bonfim, mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos, e Comunicação Empresarial e Marketing. Paulo também é Bacharel em Administração e licenciado em Pedagogia. Além disso, é palestrante e instrutor/consultor do Sebrae.
HISTÓRIA DA CIDADE
Almas é um dos municípios mais antigos do Tocantins. Data de 29 de setembro de 1734 a chegada dos primeiros moradores ao lugar à procura de ouro. Tempo depois, em 1820, chegou o portugês Bernardo Homem, que é considerado o fundador do município. Foi ele quem construiu a primeira igreja católica e trouxe de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade.
A princípio, o nome do lugar era Arraial de São Miguel e Almas. Algum tempo depois tirou-se Arraial de São Miguel, ficando como nome da cidade como Almas e São Miguel como seu padroeiro.
Não se tem memória da data da elevação do povoado à categoria de distrito, mas pela lei do Estado de Goiás n° 2.094, de 14 de novembro de 1958, foi elevado à categoria de município, pertencente a Comarca de Natividade. Sua instalação oficial, como município, se deu em 30 de janeiro de 1959.