Tocantínia

Prefeitura ensina língua indígena para servidores públicos e moradores em geral no Tocantins

Akwē Xerente é a segunda língua oficial do município.

Por Redação 653
Comentários (0)

03/03/2023 15h54 - Atualizado há 1 ano
Aulas estão sendo ministradas pela equipa da Secretaria de Educação

O município de Tocantínia, na região central do Tocantins, adotou há mais de 10 anos uma segunda língua oficial, o Akwē Xerente, em razão de que mais de 70% dos habitantes do município são indígenas que moram em diversas aldeias.

Na época, a Lei Municipal n° 411/2012 estabeleceu o língua Akwẽ Xerente como cooficial, cabendo ao município incentivar e apoiar o aprendizado e o uso dessa língua nas escolas e pelos meios de comunicação.

Para dar efetividade à lei, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) começou a ministrar, nesta quinta-feira (2/3), aulas da língua indígena para servidores públicos e população em geral.

“Esse  projeto foi planejado diante da necessidade de que os servidores não indígenas entendam a língua Akwē, pois no município de Tocantínia temos duas culturas, costumes e línguas diferentes, onde a comunidade indígena Akwẽ Xerente representa 50% da população”, explica o secretário de Educação do município, professor André Goveia.

A comunidade Akwẽ tem escola municipal de educação infantil indígena, que conta com um número expressivo de alunos e de servidores indígenas, sendo que o contato de servidores indígenas e não indígenas é constante, tanto nas aldeias como na cidade.

A Secretaria de Educação afirmou que sua equipe multidisciplinar sempre está presente nas escolas indígenas, nos trabalhos de acompanhamento, monitoramento, visitas técnicas e orientações pedagógicas. A língua materna é oficial da comunidade indígena Akwẽ Xerente, tendo a língua portuguesa como a segunda língua.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.