Saúde

Cirurgia endoscópica da coluna é realizada pela 1ª vez no Instituto Sinai de Araguaína

Os pacientes receberam alta no dia seguinte à cirurgia.

Por Redação 1.025
Comentários (0)

04/03/2022 11h38 - Atualizado há 2 anos
Procedimentos foram feitos pela primeira vez no Instituto Sinai de Araguaína

A cirurgia endoscópica de coluna é uma técnica para tratamento de hérnia de disco, patologia que causa dores intensas e compromete a mobilidade dos pacientes.

O Instituto Sinai de Araguaína inovou ao realizar as primeiras cirurgias endoscópicas de coluna. O médico responsável pelos procedimentos foi o ortopedista e traumatologista Danilo Mourão Ribeiro.

Segundo o especialista, os pacientes receberam alta no dia seguinte à cirurgia, caminhando e sem dor, o que é visto pela medicina como transformador, pois nas cirurgias convencionais de coluna o período de internação é de 3 a 7 dias, sendo que o paciente só retorna às suas atividades normais após 4 ou 5 meses.

“A cirurgia endoscópica consiste em descompressão do canal e dos nervos espinhais utilizando uma câmera de vídeo acoplada a uma cânula com instrumentos para retirar a hérnia de disco praticamente sem cortes, o que permite uma rápida recuperação”, explicou Danilo Mourão Ribeiro

Estatística

As estatísticas sobre os problemas de coluna entre a população brasileira são alarmantes. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada cinco adultos possuem problema crônico de coluna, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo tiveram ou terão dor nesta região do corpo.

O médico Danilo Mourão Ribeiro alerta que “se não for tratado de forma correta, o sintoma pode evoluir para um quadro mais grave e um deles é a hérnia de disco, por isso, é importante procurar um especialista em caso de dor constante, seja na região lombar ou cervical, para que o problema seja detectado de forma precoce e o tratamento seja eficaz”, destacou.

Instituto Sinai de Araguaína

O Instituto nasceu em Araguaína e hoje possui unidades também em Palmas (TO) e Redenção (PA). A primeira unidade foi inaugurada no ano de 2016.

O Sinai presta os serviços de pronto atendimento de emergência e urgência, diagnóstico por imagem (raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética nuclear), e oferece diversas especialidades, entre elas, clínico geral e ortopedia. Para pacientes internados, uma equipe multidisciplinar com os serviços de  fisioterapia, nutrição, assistência social e psicologia.

Além disso, estão à disposição dos pacientes: laboratório próprio de análise clínicas, centro cirúrgico, UTI adulto e internação com acomodações em apartamentos e enfermaria.

O médico responsável pelos procedimentos foi o ortopedista e traumatologista Danilo Mourão Ribeiro.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.