Araguaína

Clínica Veterinária é o próximo compromisso, diz Marcus Marcelo após centro de castração

Ele é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Wagner.

Por Redação
Comentários (0)

20/10/2020 14h57 - Atualizado há 3 anos
Centro de castração

Após o Centro de Castração para Cães e Gatos ser inaugurado nesta segunda-feira (19, em Araguaína, Marcus Marcelo afirmou que o próximo passo será a implantação da Clínica Veterinária para realização de exames, cirurgias e atendimentos de emergência.

Marcus Marcelo é candidato a vice-prefeito de Araguaína na chapa encabeçada por Wagner Rodrigues (Solidariedade).

“A esterilização é uma das ações mais efetivas no controle populacional desses animais, que em grande parte vive em situação de abandono, podendo disseminar doenças que colocam em risco sua qualidade de vida e dos seres humanos, portanto é uma questão de saúde pública”, explicou Marcus.
 
O candidato a vice é médico veterinário e autor da lei que cria os atendimentos gratuitos no centro de castração.

“Será um compromisso nosso. Já demos um primeiro passo importantíssimo com a implantação do centro. Agora, para compor uma clínica, o mesmo espaço comporta, vamos adaptar com mesas cirúrgicas, por exemplo”, informou o candidato.
 
Cuidados

O Centro de Castração para Cães e Gatos funciona no Setor Santa Terezinha. O objetivo é o controle populacional dos animais para evitar o aumento de zoonoses (doenças de animais transmitidas para as pessoas) no município.
 
A implantação do local é uma parceria entre a Prefeitura, a Associação Protetora de Animais de Araguaína (APAA), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública Estadual (DPE), UFT e empresas privadas.
 
O centro é o primeiro passo para a instalação da Clínica Veterinária Municipal, a primeira com atendimentos sem custo aos donos de animais no Estado do Tocantins. A criação do centro atende a Lei Municipal nº 2.958/2015, que estabelece parâmetros para atendimento dos animais e o controle será feito através da esterilização cirúrgica.
 
Atendimentos

O centro realiza os atendimentos vinculados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Média de atendimento diário inicialmente é de 15 animais, podendo chegar a 40. Nesta fase de implantação, somente os animais machos serão castrados no centro.
 
Araguaína Sul e Bairro São João serão os primeiros setores a serem cadastrados por se tratarem de locais com maior índice de casos de leishmaniose. Os agentes de endemia farão o primeiro contato com as famílias.

Espaços PET

O candidato a vice também defenderá que as praças tenham espaços pet. A praça entregue pelo Loteamento Jardim dos Ipês à Prefeitura de Araguaína já conta com um espaço que tem como função possibilitar que os donos de animais de estimação levem seus bichinhos para o passeio com mais tranquilidade, estimulando assim hábitos saudáveis para os animais que podem correr e gastar energia em um espaço adequado.

Marcus Marcelo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.