Trânsito urbano

Com novo retorno, trecho da Avenida Filadélfia passa a ser mão única em três setores de Araguaína

Alças viárias em frente ao Setor Patrocínio estão concluídas e poderão ser usadas.

Por Redação 2.469
Comentários (0)

16/05/2024 08h27 - Atualizado há 1 semana
Com a mudança, a Rua da Arruda, paralela à Av. Filadélfia, fará o papel de segunda pista com fluxo d

Notícias do Tocantins - A partir desta sexta-feira, 17 de maio, o trecho da Avenida Filadélfia entre o Detran e o Jardins Siena passará a ser mão única sentido centro da cidade, passando pelos setores Coimbra, Patrocínio e Jardim das Flores.

Com a mudança, a Rua da Arruda, paralela à Filadélfia, passará a ser a via principal para os veículos que seguem do Detran em direção à Vila Ribeiro. As duas alças viárias construídas em frente ao Setor Patrocínio já estão concluídas e serão liberadas para circulação, servindo de retorno entre a Av. Filadélfia e a Rua da Arruda.

A Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína já fez a instalação das placas de sinalização na região para orientar os motoristas. “Também vamos direcionar equipes para a localidade nos horários de maior fluxo para garantir que mudança tenha o menor impacto possível na rotina dos condutores”, informa Eduardo Barbosa, superintendente da ASTT.

Conforme explica o secretário da Infraestrutura de Araguaína, Frederico Prado, a mudança no sentido do trânsito já estava prevista para a via assim que as alças viárias estivessem prontas para operação.

“E também haverá movimentações de máquinas pesadas na Filadélfia e parte da pista precisará ser parcialmente interditada em alguns momentos para que o trabalho avance sem riscos. Com a mão única, o trânsito poderá continuar fluindo em direção ao centro sem prejuízos para os motoristas”, diz o secretário.

A Rua da Arruda é a via que se inicia logo após o Detran, em frente ao Setor Camargo, e segue paralela à Avenida Filadélfia passando pelo Atacadão, Jardins Siena e finaliza na saída da cidade, encontrando com a Av. Filadélfia.

Pista dupla do início ao fim

A Avenida Filadélfia é uma rodovia estadual, a TO-222, e liga a BR-153 à região da Jacuba, saída para as cidades de Babaçulândia, Filadélfia, Goiatins, entre outras. A via é duplicada na maior parte da sua extensão, porém o trecho entre o Detran e o Jardins Siena era o único com uma pista de mão dupla. Com a mudança, a Rua da Arruda terá a função de segunda pista da Avenida Filadélfia, dando continuidade para o fluxo que segue do Centro até a Jacuba.

Alças viárias
 
A Prefeitura de Araguaína está implantando três alças viárias na Avenida Filadélfia: uma em frente ao Detran e duas no canteiro central em frente às ruas 11 e 12 do Setor Patrocínio, já concluídas. O reforço na infraestrutura de trânsito permitirá que os veículos façam os retornos para a Avenida Filadélfia ou Rua da Arruda conforme a necessidade.

O outro investimento será no trecho final da Rua da Arruda, na saída de Araguaína em direção à Babaçulândia, quando a via se encontra com o fim da Av. Filadélfia. A Secretaria da Infraestrutura fará o alargamento da Rua da Arruda e uma pista de retorno unindo as duas vias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.