Segurança pública

Com o triplo de militares, 2ª CIPM de Xambioá é inaugurada e atenderá nove cidades da região

Unidade será comandada pelo major José Luís Cantanhede Coelho.

Por Redação 1.170
Comentários (0)

03/03/2023 18h14 - Atualizado há 1 ano
A 2ª CIPM atenderá nove cidades do entorno

A 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Xambioá foi entregue nesta sexta-feira (03/02). A unidade recebeu um Kit Destacamento formado por viaturas, tablet e smartphone, computador desktop, impressora térmica e rádio portátil (HT), além de armas e coletes antibalísticos.

Serão atendidas nove cidades do entorno: Xambioá (cidade-sede), Araguanã, Carmolândia, Wanderlândia, Darcinópolis, Piraquê, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia. Até então, a unidade era um destacamento do 2° Batalhão de Araguaína e contava com apenas 15 militares. Com a chegada da CIPM, este número chega a 47, entre oficiais e soldados.

A inauguração da CIPM é um sonho antigo da população da cidade. Natural de Xambioá, o técnico em refrigeração, Valtercio Cruz Frazão, disse estar satisfeito com a implantação da 2ª CIPM, pois fortalecerá ações contra a criminalidade no município e na região. "Xambioá é um município que fica na fronteira do Tocantins com outro estado [Pará] e muitos criminosos se sentem à vontade de fugir para cá, mas o fortalecimento da nossa polícia por si só já intimida", pontuou.

Presente na inauguração, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a inauguração, bem como o aumento do efetivo, são imprescindíveis para melhorar as condições de trabalho dos policiais, garantindo não apenas a sensação de segurança para a população, mas, a segurança pública efetivamente.

Há 2 anos à frente da 22ª Delegacia da Polícia Civil de Xambioá, o delegado titular, Márcio Lopes da Silva, também acredita que o aumento no número de efetivos atuando na região inibirá a criminalidade. "Um efetivo maior contribui com a segurança de forma a prevenir as ocorrências criminais e ajuda na captura de criminosos. Já estávamos na espera dessa melhora", afirmou o delegado.

2ª Companhia Independente da PM

A 2ª CIPM, chamada de Companhia Rio Araguaia, instituída por meio do Decreto n° 6.564, de 19 de janeiro de 2023, surge da necessidade de adequação à uma nova realidade administrativa e operacional da PMTO, a fim de atender demandas de segurança da sociedade local. Possui como principal objetivo a redução da criminalidade por meio da distribuição de efetivo nos municípios e da proteção de divisas.

A unidade será comandada pelo major José Luís Cantanhede Coelho. Em 2021, ele assumiu o subcomando da 5ª CIPM, sediada na cidade de Tocantinópolis.

O major José Luís Cantanhede Coelho ingressou na PMTO em 2006 através do curso de formação de soldados e, em 2014, ingressou no curso de formação de oficiais, adquirindo o título de bacharel em segurança pública. Realizou o curso de aperfeiçoamento de oficiais (CAO) no ano de 2020. Em 2023, tornou-se o comandante da 2ª CIPM, sediada em Xambioá.

Entrega de equipamentos à nova unidade da PMTO

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.