Comércio

Com Palmas em 3º no índice das melhores capitais, Cinthia prepara nova flexibilização

Está entre as capitais que mais combatem mortes pela Covid-19.

Por Conteúdo AF Notícias
Comentários (0)

13/09/2021 12h04 - Atualizado há 2 anos
A pesquisa realizada pelo instituto Votorantim foi divulgada na última sexta-feira (10)

Palmas é uma das capitais mais eficientes no combate à pandemia da Covid-19 conforme ranking nacional divulgado na última sexta-feira (10/9) pelo Instituto Votorantim. Nesta segunda (13), a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) antecipou que vai relaxar as medidas restritivas para a retomada de alguns segmentos comerciais.

O Índice de Eficácia no Enfrentamento da Pandemia de Covid (IEEP) se baseia na diferença entre o número de mortes por Covid-19 ocorridos em um município e o número de óbitos esperados. A projeção é calculada segundo as características de cada cidade como o tamanho, perfil da população e estrutura de saúde.

Conforme os especialistas que participaram da pesquisa, o índice de eficácia estava diretamente relacionado às medidas tomadas por gestores públicos e, principalmente, às orientações dadas a população sobre medidas de prevenção, distanciamento social e monitoramento de novos casos.

Sendo assim, Florianópolis, Porto Velho, Palmas, Cuiabá e São Luís foram as capitais que foram menos vulneráveis à pandemia.

Mais eficazes:

  1. Florianópolis (SC) – IEEP: 0,831

  2. São Paulo (SP) – IEEP: 0,786

  3. Palmas (TO) – IEEP: 0,749

  4. Belo Horizonte (MG) – IEEP: 0,748

  5. Curitiba (PR) – IEEP: 0,715

Já Cuiabá, Manaus, Porto Velho, João Pessoa e Rio de Janeiro, segundo o índice, são as capitais menos eficazes no combate às mortes.

Menos eficazes:

  1. Cuiabá (MT) – IEEP: 0,568

  2. Manaus (AM) – IEEP: 0,574

  3. Porto Velho (RO) – IEEP: 0,575

  4. João Pessoa (PB) – IEEP: 0,580

  5. Rio de Janeiro (RJ) – IEEP: 0,595

No twitter, Cinthia Ribeiro disse que começou a semana com reunião do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE), tendo Palmas como a 3ª capital mais eficiente no combate ao vírus.

“Com avanço da vacinação e o quadro epidemiológico mais favorável, poderemos avançar na retomada de alguns seguimentos, ampliação de público e horários de funcionamento também”, tuitou a prefeita.

A reportagem apurou que as novas medidas de flexibilização devem atender principalmente ao setor de eventos e bares e restaurantes com a ampliação do horário de antedimento ao público, cujo horário de funcionamento vai até a meia-noite.

A expectativa é de que as novas medidas sejam publicadas ainda hoje no Diário Oficial do Município (DOM).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.