Novo decreto

Com queda nas mortes, Araguaína libera estágios presenciais, futebol e outros esportes

Houve flexibilização também no funcionamento do comércio.

Por Redação 1.035
Comentários (0)

30/04/2021 19h55 - Atualizado há 2 anos
Novo decreto libera todas as modalidades esportivas

Araguaína publicou um novo decreto nesta sexta-feira (30) alterando algumas restrições sanitárias previstas no Decreto n° 019/2021 quanto aos esportes de contato, estágios supervisionados e atividade comercial. O documento leva em consideração a queda de mortes por covid-19, o avanço na vacinação dos grupos prioritários e ainda a redução de impacto financeiro em virtude do atual cenário econômico.

O que foi autorizado?

Fica autorizado a pratica de atividades físicas de forma recreativa em todas suas modalidades, permanecendo proibida a realização de qualquer tipo de campeonatos, torneios e similares.

- Estão permitidas as atividades internas no comércio para venda digital e entrega na modalidade de drive-thru até a meia-noite e o delivery não tem restrição de horário.

- Ficam autorizados os estágios supervisionados, desde que, cumpram todos os protocolos de saúde editados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), MEC (Ministério da Saúde), SEMUS (Secretaria Municipal da Saúde) e pela Portaria Municipal n° 185/2020.

Medidas que continuam em vigor

O atendimento nos bares, restaurantes, cinemas, adegas, lanchonetes e similares pode ir até às 22 horas, com tolerância até para às 23 horas. O número máximo de pessoas na mesa é de 6 pessoas e a capacidade de lotação continua reduzida em 50%. Todas as pessoas em circulação no local devem usar máscara.

O documento proíbe a aglomeração acima de oito pessoas, excluídos os que já coabitam em residências, chácaras ou propriedades privadas, urbanas e rurais. Suspende ainda bailes, eventos, festas, shows, formaturas, colações de grau, casamentos, confraternizações, aniversários e reuniões.  

Como denunciar

Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal: (63) 3411.5640 / (63) 99949.5394 / (63) 99972.6133.

Queda nos óbitos

Segundo o Boletim Epidemiológico do dia 24 de abril, a queda no número de óbitos nas duas últimas semanas foi de 35,7% e a média móvel de mortes dos últimos sete dias já é a menor desde março. Atualmente, o índice aponta para desaceleração de contaminação porque o gráfico está abaixo da margem de erro de +15%.

Essa redução também aparece a nível Tocantins. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), de 1º de março a 26 de abril deste ano, houve uma redução de 41,2% no número de novos casos de covid-19, de um mês para outro. O índice reflete diretamente no número de óbitos, que caiu 47,7% na comparação entre os dois meses, saindo de 581 óbitos em março para 304 em abril.

Vacinação avançando

Um dos fatores que podem ter contribuído para queda nos óbitos é imunização dos grupos de risco. A maioria das pessoas com mais de 67 anos já tomaram a segunda dose contra covid-19 e a primeira dose está sendo aplicada em pessoas com mais de 60 anos. O grupo dessa faixa etária é o mais atingido pela doença, representando 79,1% dos óbitos em Araguaína. Atualmente, 11.51% da população local já tomou pelo menos uma dose contra covid-19.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.