Balanço

Comércio de Araguaína fechou 2022 aquecido com queda na inadimplência e mais negócios

Dados dão sinal de que a economia já estava se recuperando.

Por Redação
Comentários (0)

13/01/2023 16h30 - Atualizado há 1 ano
Comércio de Araguaína

Dezembro de 2022 trouxe duas boas notícias para o comércio de Araguaína: a queda de quase 75% da inadimplência e o aumento na procura por crédito em mais de 32%. Ambos os números são resultados do comparativo com dezembro de 2021. Os dados são do balanço realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).

A procura pelo crédito, que aponta a intenção do consumidor em realizar as compras a prazo, também registrou um aumento significativo em dezembro no comparativo com o mês de novembro. A alta foi 69.51%. O que já era esperado, segundo o diretor do SPC da Aciara, Alberto Luna.  

Isso é algo natural, porque dezembro é o mês de datas comemorativas, como o Natal e o Réveillon, que aquecem o comércio, sendo o mês de melhor faturamento, especialmente para alguns segmentos. Então, já era esperado que o crescimento fosse expressivo em relação a novembro”, pontuou.

Para Luna, o sinal de que a economia já estava se recuperando está na comparação entre dezembro de 2022 com o mesmo período de 2021. “O que nos deixa mais animado com relação aos números é que nós tivemos um excelente crescimento na procura pelo crédito na ordem de 32,01%. Significa que agora em 2022 houve mais negócios que em 2021, quando estávamos no período de pandemia. Isso mostra que o consumidor está tendo confiança para fazer negócios”, avaliou o diretor.

Redução da inadimplência

Na comparação com novembro de 2022, o mês de dezembro mostrou que a inclusão dos nomes na lista de devedores foi bem menor que em 2021. “Nós vimos que os registros de inadimplência de dezembro em relação a novembro caíram drasticamente, quase 75%. Também com relação dezembro de 2021, houve uma queda significativa de 65.8%”, explicou.

Outro cenário positivo, apontado pelo SPC, é o aumento no número de clientes que decidiram quitar suas dívidas para estarem aptos a fazer novos negócios. No comparativo com novembro, o mês de dezembro registrou um aumento dos pagamentos de 106.18%. No comparativo com dezembro de 2021, o crescimento foi de 11.6%.

Tudo isso nos mostra um quadro positivo em relação a inadimplência e o 13º salário é um fator que ajuda esses números se tornarem realidade. Em resumo geral, houve mais negócios e menos inadimplência”, comemorou Luna, que também comentou a expectativa para 2023. “A questão política está mexendo com o Brasil e a gente não sabe como ficará. Os números de janeiro e fevereiro nos dirão como o consumidor vai se comportar com essa expectativa em relação ao futuro”, finalizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.