beleza

O estresse facilita a queda capilar: conheça os mitos e verdades - Dr. Silvestre Silveira

Veja algumas das informações importantes sobre seus cabelos.

Por Silvestre Silveira | Colaborador
Comentários (0)

10/11/2021 15h10 - Atualizado há 2 anos
Mitos e verdades sobre cabelos

Além de proteger a cabeça, o cabelo também é um instrumento de vaidade de homens e mulheres. Os cuidados com os fios movimentam vários segmentos de mercado, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como manter os cabelos fortes e saudáveis.

E quando se faz uma busca na internet atrás de respostas, nem sempre dá pra confiar em tudo que se lê. Por isso separamos algumas informações importantes sobre seus cabelos

É mito que:

1) Cortar o cabelo evita a queda. Embora o corte deixe os fios mais volumosos, esse efeito é temporário.

2) Esportes danificam os cabelos. É exatamente o contrário: a prática esportiva só gera benefícios para o corpo, incluindo os cabelos.

3) Lavar os cabelos todos os dias faz os fios caírem. Pode até parecer isso, mas o que acontece realmente no banho é que os fios que já estão em fase de queda se soltam naturalmente.

4) Quando um fio branco é arrancado, nasce um preto no lugar. Um fio fica branco porque as células próximas de sua raiz já não fabricam mais o pigmento que dá cor aos fios, ou seja, vai nascer outro branquinho no lugar.

5) O excesso de testosterona tem relação com a perda de cabelo. Isso é um MITO! O aumento na produção desse hormônio não causa a perda dos fios, o que leva a queda é o aumento da enzima 5 alfa-redutase, e isso é determinado geneticamente

6) Reduzir o estômago não afeta o crescimento dos cabelos. Na verdade, quem passa pela cirurgia de redução de estômago fica com a capacidade de absorver nutrientes bem reduzida, por isso acaba faltando proteínas e ferro, essenciais para o crescimento dos fios.

7) Os fios do transplante capilar caem depois de alguns anos. É mentira! Os fios transplantados não sofrem a ação hormonal e por isso duram a vida toda.

8) Cortar o cabelo durante a lua cheia acelera o crescimento. A lua influencia os oceanos, não os cabelos.

É verdade que:

1) Dormir com o cabelo molhado faz o cabelo cair. A umidade dos fios é uma casa bem aconchegante para a proliferação de fungos e eles podem provocar a queda de cabelos.

2) O estresse facilita a queda capilar. Situações estressantes ativam o processo de envelhecimento do organismo, estimulando a queda dos cabelos. Essa perda, geralmente, não é definitiva. 

3) O cabelo cresce mais durante a gravidez. Isso acontece porque os folículos capilares são estimulados pelos hormônios.

4) A água do mar é boa para os cabelos oleosos. Junto com o sol, a água do mar consegue diminuir a oleosidade dos fios.

5) Como a incidência solar estimula alguns hormônios, o cabelo acaba crescendo mais rápido durante o verão.

Fonte: Associação Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar, disponível aqui.  

_______________

Dr. Silvestre Silveira é médico com especialização na área de Dermatologia. Possui mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins. É também diretor geral da Clínica Suprema, há 12 anos em Araguaína atuando nas áreas de Dermatologia Clínica, Dermatologia Estética e Transplante Capilar, e colaborador do AF Notícias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.