Monte Santo

Cooperativa busca investidores para iniciar mineração de esmeraldas no Tocantins

As esmeraldas existem comprovadamente, segundo a cooperativa.

Por Redação 923
Comentários (0)

28/04/2021 10h37 - Atualizado há 2 anos
A cooperativa buscou a regularização para dar prosseguimento à atividade

A Cooperativa dos Garimpeiros de Monte Santo (Coopersanto) está buscando condições de iniciar a fase de exploração de esmeraldas no município na região central do Tocantins. A próxima etapa é conseguir fonte de recursos e possíveis investidores que tenham interesse em firmar parceria com os cooperados, com a anuência da diretoria da cooperativa.

A cooperativa foi fundada ainda em 1997, mas aguardou até agora pela formalização das atividades, chegando a perder o engajamento de potenciais investidores. Cooperados que presenciaram a constituição da cooperativa buscaram outras atividades de sustento, mas se mantiveram associados à cooperativa, sem abrir mão do desejo inicial de obtenção de renda por meio da exploração das atividades garimpeiras.

Legalidade

Na atual gestão as questões burocráticas da cooperativa começaram a se regularizar, havendo alteração estatutária que determinou, por exemplo, que as atividades passariam a ser executadas de forma individual, atendendo aos anseios dos cooperados veteranos.

Após reforma estatutária, buscou-se a readequação e legalização da cooperativa, fazendo uso de recursos das mensalidades dos associados e doações recebidas para legalização da documentação pendente. Com isso, a cooperativa conseguiu a aprovação de lotes de dois hectares, ou seja, 20.000,00 m² (vinte mil metros quadrados) para cada cooperado explorar as atividades de garimpo, podendo ser explorado mais de um lote por cooperado.

Conforme a cooperativa, a área do subsolo é extensa e as esmeraldas existem comprovadamente, sendo a região submetida a sondagem técnica. Para os investidores, o fato de se tratar de uma cooperativa também é uma vantagem. “O cooperativismo impulsiona as ideias e agrega valor aos cooperados, aos parceiros e a comunidade, como um todo”, explica a presidente da Coopersanto, Juliana Martins.

Cooperativismo

Além de estar documentalmente estruturada, a Coopersanto também possui registro no Sistema OCB/TO, onde os cooperados e seus parceiros podem receber apoio em questões burocráticas e cursos de qualificação profissional. “A maior importância de ser associado ao Sistema OCB/TO é a estrutura e o suporte oferecido às cooperativas”, explica Juliana.

Para a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, o cooperativismo é um modelo que preza pelo respeito e a colaboração entre os envolvidos. “O cooperativismo, ao mesmo tempo que congrega as pessoas, fortalece também a atividade econômica de seus membros, e quando há engajamento e comprometimento, possibilita melhores resultados para todos", ressalta a superintendente.

Estudo técnico apontou presença de esmeraldas no município de Monte Santo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.