Restrição

De última hora, Prefeitura de Palmas surpreende comércio e prorroga lockdown parcial

Com a medida, o comércio não essencial permanecerá fechado.

Por Redação 741
Comentários (0)

17/03/2021 08h20 - Atualizado há 3 anos
Comércio não essencial continuará fechado em Palmas

No último dia de vigência do decreto que estabelece a suspensão de atividades não essenciais, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), surpreendeu os empresários com a prorrogação da medida restritiva até até o dia 23 de março de 2021.

Apesar do fechamento do comércio, o decreto não restringe diretamente a circulação de veículos e pessoas, o que ocorrerá, contudo, de forma indireta, tendo sido chamado de 'lockdown parcial'.

Essa medida está em vigor desde o dia 6 de março e terminaria nesta terça, 16 de março. Palmas é o epicentro da pandemia no Tocantins. Até ontem (16), a capital contabilizava 32.259 casos confirmados de covid-19 e 310 mortes causadas por complicações da doença. A taxa de ocupação de leitos covid também segue em alta, em 88,3%. Já a ocupação dos leitos de estabilização na UPA Norte é de 103,2%; na UPA Sul, os leitos da mesma natureza estão 131,3% ocupados.

Atualmente, 286 pessoas estão internadas em Palmas. 67,8% (164 pessoas) são moradores da própria capital e 32,2% (92 pessoas) de outras localidades.

A situação na capital é a pior desde o início da pandemia. De sábado (06), data do início do lockdown parcial, até essa terça-feira (16), foram contabilizados 2.606 casos da doença. O número de óbitos saltou de 278 para 310, um aumento percentual de 11,5% em 10 dias. 

DECRETO

Conforme o decreto, ficam suspensos todos eventos de qualquer natureza na capital. Também fica determinado o fechamento de todas as atividades comerciais aos domingos, exceto postos de combustíveis, farmácias, serviços hospitalares e serviços de hotelaria; bem como o fechamento de todos os espaços públicos de Palmas.

Atividades consideradas essenciais como postos de combustíveis, farmácias, serviços hospitalares, serviços de hotelaria, de segurança pública e privada, de táxis, bem como empresas que atuam como veículo de comunicação continuarão funcionando das 06h às 20h.

Empresas do comércio varejista e atacadista de produtos alimentícios deverão limitar a uma pessoa por família a entrada no estabelecimento, que deverá restringir o quantitativo de consumidores nos ambientes em 50% da capacidade total. Esses estabelecimentos poderão funcionar até às 22 horas.

As agências bancárias e casas lotéricas têm o funcionamento regulado na legislação federal.

O QUE FUNCIONA

  • Estabelecimentos de saúde relacionados a atendimento de urgência e emergência, clínicas médicas e de reabilitação, emergências odontológicas, clínicas de vacinação, clínicas de imagem, serviços de testagem para Covid-19, clínicas veterinárias para atendimento emergencial;

  • Farmácias e drogarias;

  • Cemitérios e funerárias;

  • Distribuidores e revendedores de gás e de combustíveis;

  • Comércio varejista e atacadista de produtos alimentícios;

  • Serviço de call center restrito às áreas de segurança, alimentação, saúde, telecomunicações e utilidade pública;

  • Serviços de segurança pública e privada;

  • Serviços públicos executados mediante concessão;

  • Serviços prestados por empresas privadas de transporte, incluindo as de aplicativos, táxis, transportadoras e aquelas que realizam entrega em domicílio;

  • Empresas que atuam como veículo de comunicação;

  • Hotéis, pousadas e correlatos;

  • Serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

  • Serviços em oficinas mecânicas e borracharias para realizar atendimento a urgências/emergências;

  • Atendimento ao público nas centrais de atendimento do Resolve Palmas, mediante agendamento prévio;

  • Organizações religiosas para atendimentos individualizados previamente agendados.

O QUE NÃO FUNCIONA

  • Eventos de toda e qualquer natureza na Capital;

  • Todas as atividades e serviços que não se enquadram nas exceções relacionadas no parágrafo 1º do art. 1º do Decreto nº 2.003/2021;

  • Missas e cultos, liturgias e celebrações de qualquer natureza deverão acontecer no formato on line, sem restrição de horário;

  • Os segmentos não inclusos entre as exceções poderão funcionar, exclusivamente, para entrega em domicílio;

  • Prazos administrativos e tributários previstos na legislação municipal, exceto:

  • aqueles decorrentes das atividades econômicas não suspensas pelo Decreto, de procedimentos licitatórios e de medidas impostas pela Administração em razão da pandemia

  • Fechadas todas as atividades comerciais aos domingos, exceto postos de combustíveis, farmácias, serviços hospitalares e serviços de hotelaria;

  • Fechados todos os espaços públicos da Capital.

  • Em todos os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, ficam vedados o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras.

DECRETO Nº 2.011, DE 16 DE MARÇO DE 2021.

"Prorroga os efeitos do Decreto nº 2.003, de 3 de março de 2021, que estabelece a suspensão de atividades não essenciais, como medida obrigatória de enfrentamento de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A PREFEITA DE PALMAS, no uso das atribuições que lhe confere o art. 71, inciso III, da Lei Orgânica do Município, D E C R E T A:

Art. 1º Ficam prorrogados, até o dia 23 de março de 2021, os efeitos do Decreto nº 2.003, de 3 de março de 2021, que estabelece a suspensão de atividades não essenciais, como medida obrigatória de enfrentamento de emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palmas, 16 de março de 2021.
CINTHIA ALVES CAETANO RIBEIRO
Prefeita de Palmas"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.