Limpeza

Organizadores de festas são obrigados a fazer limpeza de vias públicas em até 4h, alerta Demupe

Além de multas, os estabelecimentos que não obedecerem às regras podem ter alvarás suspensos.

Por Redação
Comentários (0)

25/10/2023 08h58 - Atualizado há 6 meses
Lixo pode acarretar no entupimento dos bueiros

O Demupe (Departamento Municipal de Posturas e Edificações) está entrando em contato com produtores, promotores e estabelecimentos que realizam festas privadas em Araguaína, para reforçar a orientação de que todos os organizadores de eventos sigam as normas de tratamento adequado de resíduos, cuidando do lixo produzido pela atividade e mantendo o espaço público de forma adequada. 

Conforme o Decreto 98/2021, as pessoas, empresas e responsáveis por festas deverão iniciar a varredura e recolhimento do lixo gerado pelo evento nas vias públicas no prazo máximo de quatro horas após o final da festa e no perímetro de até 200 metros do estabelecimento gerador do lixo.

O decreto estabelece multa para quem não cumprir e, em caso de repetição, o alvará de funcionamento da empresa/entidade pode ser suspenso. Além disso, a falta de recolhimento dos resíduos pode gerar punições por infração ambiental, com as multas e sanções estipuladas pela Legislação Federal.

“O nosso intuito é chamar para a conscientização. O município não tem o objetivo de punir ninguém, mas é claro que não temos condições de fazer a limpeza obrigatória de particulares. Pedimos que todos façam a sua parte para mantermos a nossa cidade limpa e organizada”, ressalta o diretor de Fiscalização do Demupe, Nicásio Rodrigues.

Com a chegada das festas e grandes confraternizações de final de ano, a preocupação do Demupe aumenta e, por isso, há o reforço no trabalho de conscientização de todos os organizadores de eventos. E com o início do período das chuvas, o não recolhimento do lixo no tempo previsto em lei pode acarretar no entupimento dos bueiros por causa das enxurradas, que carregam os resíduos.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.