Dianópolis

Detentos vão trabalhar na produção de bloquetes para pavimentação de ruas no Tocantins

Os reeducandos já começaram o curso de fabricação de blocos e artefatos de concreto.

Por Redação 1.026
Comentários (0)

22/07/2020 15h20 - Atualizado há 3 anos
Os reenducandos já estão fazendo curso de capacitação

Os reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Dianópolis, no sudeste do Tocantins, vão trabalhar na produção de bloquetes e meio fio para recuperação de ruas e avenidas do município. 

A parceria foi firmanda nessa terça-feira (21) pela prefeitura da cidade e Secretaria Estadual Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju).

Conforme o convênio, os reeducandos terão redução de 1 dia a menos no cumprimento da pena para cada 12h de trabalho – previsão que consta no artigo 126 da Lei 7210/1984. 

O município vai fornecer a matéria prima, além de contribuir com reparos na Casa de Prisão Provisória. O projeto foi entregue ao departamento jurídico do município, para avaliação e posterior assinatura entre as instituições. 

“Uma parceria que visa não apenas a remição da pena, mas também a importância de dar a oportunidade aos internos, oferecendo a possibilidade de uma vida digna sem a prática de novos crimes. Além disso, eles estarão contribuindo diretamente com os benefícios que serão desfrutados por toda comunidade, com a recuperação de vias públicas, com pavimentação em bloquetes produzidos por eles”, enfatizou o prefeito Padre Gleibson.

CURSO DE CAPACITAÇÃO

Nesta terça-feira (22), os reeducandos já participaram da aula inaugural do curso de fabricação de blocos e artefatos de concreto. Com carga horária de 160 horas/aula, o curso contará com aulas práticas e teóricas. As atividades acontecerão de segunda a sábado na unidade penal obedecendo os protocolos de prevenção à transmissão da Covid-19.

Para o diretor da CPP de Dianópolis, Mykael Nascimento Gonçalves, a capacitação visa proporcionar aos reclusos melhores condições de readaptação social, preparando-os para o retorno a vida em liberdade de maneira mais apropriada, conhecendo e aprimorando valores de interesse comum. “O trabalho representa um papel muito importante para a construção da ressocialização do reeducando, além de tudo, traz inúmeros benefícios como: transformação de tempo ocioso em crescimento profissional e pessoal, fazendo com que o apenado adquira uma profissão”, finalizou.

A aula inaugural contou com a participação de cinco reeducandos, entre eles A.B.B, que falou sobre as expectativas de recomeçar a vida fora do cárcere com a profissionalização. “Fico muito feliz com a oportunidade de me capacitar profissionalmente mesmo recluso.  Eu sinto que esse conhecimento será a porta para mudança de minha vida, vou aproveitar o máximo de conhecimento e fazer a diferença quando retornar para sociedade", afirmou.

O superintendente de administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Souza, afirmou que a expectativa é de que reeducandos de diversas unidades prisionais do Estado sejam capacitados pelo projeto. “Com as ações que integram o Programa Novo Tempo nossa meta é oferecer educação profissional, trabalho e renda para pessoa privada de liberdade com a finalidade de reinserção social. Contamos também com parcerias entre as empresas privadas para que olhem para dentro das unidades prisionais como sendo um lugar com mão de obra para o trabalho”, disse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.