Comércio

Restaurantes reabrem as portas para atendimento presencial ao público em Araguaína

Estabelecimentos podem funcionar até às 23h nas sextas e sábados.

Por Redação 2.910
Comentários (0)

12/06/2020 15h57 - Atualizado há 4 anos
Sabor Divino Restaurante

Com diminuição do índice de ocupação dos leitos e grande quantidade de testes apontando estabilidade na transmissão da covid-19, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, iniciou a abertura gradual dos restaurantes.

Os estabelecimentos poderão funcionar já nesta sexta-feira (12) para comemoração ao Dia dos Namorados. As regras estão no Decreto 231, publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira (11).

Os detalhes foram discutidos em reunião remota entre o prefeito e comerciantes do setor. Na oportunidade, Dimas apresentou pesquisas sobre comportamento das pessoas durante a pandemia e também a evolução do contágio e ocupação dos leitos desde o primeiro caso na cidade. “Em relação à estrutura hospitalar e medidas que tomamos, estaremos bem atendidos a não ser que tenhamos uma surpresa”, ponderou.

Para a empresária Maria Nilce, o esforço é necessário para garantir a segurança de todos. “Eu concordo com o fechamento, mas a gente precisa abrir. E se for preciso, vamos seguir as regras, tirando mesas e sem bebida alcoólica”, destacou.

A também empresária Jaqueline Tomazelli ressaltou que todas as regras de higienização são cumpridas. “Tudo é bem limpo, sempre foi, incluindo os talheres. Mas, se há dúvida, podemos colocar até descartáveis, se precisar”, afirmou.

O decreto também inclui os açougues, mercearias, peixarias, hortifrutigranjeiros e centros de abastecimento de alimentos no grupo de serviços essenciais, aumentando a flexibilidade do horário de atendimento.

Números

O índice de ocupação dos leitos, que já chegou ser de 92% há pouco tempo, foi diminuído com o aumento da disponibilidade e tratamento dos pacientes logo nos primeiros dias de contágio. “Tínhamos até às oito horas da manhã dessa quinta-feira, na rede hospitalar no Município, 64% de ocupação das UTI e 66% dos leitos clínicos”.

Outro fator importante é a grande testagem realizada pela Saúde Municipal. “Aqui a gente testa mil pessoas a cada 10 mil, sendo que o índice brasileiro é de apenas 50 testes para cada 10 mil. Isso acontece porque se uma pessoa tem confirmação para doença, todas as outras moradoras da casa também são testadas”, explicou Dimas.

A porcentagem de transmissão comunitária caiu 10 vezes em relação ao início da doença, quando cada positivo para covid-19 passava adiante a doença para aproximadamente duas pessoas. Agora, as estatísticas apontam que a cada cinco contaminados, mais uma será. Ou seja, de 200% para 20%.

Regras

Todos os estabelecimentos devem respeitar o limite de distanciamento de dois metros entre as mesas, limitada a seis lugares, e sendo permitido 40 clientes sentados, mesmo se o local tiver espaço para receber mais.

As regras se aplicam ao grupo restaurantes, food trucks, trailers, açaiterias, pizzarias, sanduicherias e similares, mas continua vedada a modalidade self-service e a permanência e consumo em balcões.

Esses estabelecimentos podem funcionar até no máximo 23 horas nas sextas-feiras e sábados, e até às 22 horas nos demais dias.

Além dessas regras, o setor seguirá outras impostas no Decreto 227/20. Entre elas está estabelecido que, para abrir as portas, os comerciantes devem preencher um formulário acessando o site da Prefeitura ou diretamente pelo link http://araguaina.to.gov.br/flexibilizacao/.

O termo de responsabilidade gerado tem que ser afixado, pelo proprietário, na entrada ou em local visível do estabelecimento.

(Marcelo Martin)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.