Atenção!

Dirigir na chuva: especialista em trânsito dá 3 dicas de direção defensiva para evitar acidentes

Manter distância segura, de cerca de dez metros, do veículo que está na sua frente é uma das dicas.

Por Redação 1.205
Comentários (0)

04/10/2019 17h44 - Atualizado há 4 anos
Chuva aumenta perigo nas ruas

Com a chegada da primavera, algumas chuvas já começam a ser registradas em Araguaína. Dirigir durante uma chuva exige atenção redobrada dos condutores, pois é maior a quantidade de imprevistos que podem ocorrer, como um pedestre que tenta atravessar rapidamente a rua, um galho de árvore que cai, entre outras possibilidades.
 
O diretor de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, Claudiel Santos, dá algumas dicas de direção defensiva durante as chuvas.
 
1 - Esqueça a pressa

Ande devagar e acenda o farol baixo, isso facilita aos demais motoristas verem que tem alguém passando e permite que enxergue melhor as poças e os outros veículos.

Mantenha distância segura, de cerca de dez metros, do veículo que está na sua frente. Dessa forma, você evita colisões no caso de freadas bruscas.
 
Em caso de chuva forte, procure um local seguro e pare por alguns minutos até o tempo melhorar, mantendo o pisca-alerta ligado. Evite parar embaixo de árvores ou postes, o ideal é uma garagem ou posto de combustíveis.
 
Se tiver dúvida sobre a possibilidade de passar em um ponto muito alagado, prefira mudar seu caminho do que ficar parado no meio de um alagamento.
 
2 - Melhore a visibilidade

Não se esqueça de ligar o desembaçador traseiro e escolher a velocidade correta do limpador do para-brisas. Nada de querer limpar o vidro com as mãos, pois isso piora a visibilidade por deixar o vidro embaçado. Use sempre um pano limpo ou flanela.
 
No caso de usar o ar-condicionado, ligue-o e posicione na direção correta. O ventilador do carro também ajuda. Caso o vidro já esteja embaçado quando for ligá-los, use sempre o ar quente.
 
3 - Cuidado com a aquaplanagem

Aquaplanagem é quando, em um local molhado, os pneus perdem o contato com a pista e o veículo acaba derrapando. Este é o principal perigo em dias de chuva. Para evitar esta armadilha nos dias chuvosos, além de diminuir a velocidade é bom ter em mente que seus freios devem estar em perfeito estado, bem como seus pneus.
 
Observe quando os veículos à sua frente passarem em uma poça d’água, vendo a quantidade de água que espirra. Quando houver poça, mas não espirrar nada há risco de aquaplanagem”, explicou o diretor.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.