Conselho Tutelar

Divulgada lista com 61 candidatos que vão disputar eleição para conselheiro tutelar de Araguaína

Eles podem fazer campanha a partir do dia 7 de agosto. A eleição será dia 1º de outubro

Por Redação 1.447
Comentários (0)

31/07/2023 16h26 - Atualizado há 8 meses
Serão eleitos 20 conselheiros, sendo 10 titulares e 10 suplentes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou a lista definitiva com os 61 candidatos aprovados no teste profissiográfico e aptos a concorrerem às eleições para o Conselho Tutelar de Araguaína.

O teste foi a última etapa do processo seletivo e fez uma avaliação das competências, habilidades e conhecimentos dos candidatos, levando em consideração as exigências e responsabilidades do cargo de conselheiro tutelar.

A presidente do CMDCA e da Comissão Eleitoral, Eidila Augusta Cajado de Azevedo Mesquita, explica que a próxima fase é reunir os candidatos aprovados para sortear os números que eles usarão durante a campanha eleitoral e para receber as orientações sobre as condutas vedadas durante o processo eleitoral.

“É nesta fase que os candidatos vão apresentar suas propostas e dialogar com a comunidade. Essa etapa é fundamental para que eles possam expor suas ideias e convencer os cidadãos sobre sua capacidade de exercer o papel de conselheiro tutelar de forma ética, responsável e eficiente”, afirma Eidila.

Campanhas e eleição

Conforme publicado no Diário Oficial de Araguaína nº 2.824, de 6 de julho, a divulgação das candidaturas e campanhas começam no dia 7 de agosto. As eleições serão diretas, com voto popular, no dia 1º de outubro, nas zonas eleitorais da cidade posteriormente divulgadas pelo CMDCA.

O processo seletivo para membros dos conselhos tutelares de Araguaína foi realizado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e todas as informações podem ser obtidas neste link.

Zelar pelos direitos das crianças e adolescentes

A função do conselheiro tutelar é garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, conforme estabelecido no Artigo 4º do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O ECA aborda uma ampla gama de direitos, incluindo o direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária.

O Conselho Tutelar é o órgão responsável por receber denúncias e intervir em situações de maus-tratos, agressões e em contextos familiares prejudiciais ao bem-estar do menor de idade. Além disso, também atua quando há crianças ou adolescentes que não estão matriculados ou frequentando a escola, em casos de falta de tratamento de saúde adequado ou medicamentos, e em outras situações que ameacem ou violem os direitos infantojuvenis.

Os conselheiros tutelares recebem um subsídio de R$ 3.250,83, com a possibilidade de acréscimo de até 25%, totalizando R$ 4.000 devido aos plantões realizados nos fins de semana e feriados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.