Parceria

Do início ao fim: Araguaína facilita abertura de empresas com atendimento em um só lugar

Os atendimentos são feitos na Secretaria da Fazenda, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, centro.

Por Redação
Comentários (0)

20/01/2020 17h13 - Atualizado há 4 anos
Atendimento na Secretaria da Fazenda

Com o objetivo de simplificar o processo de abertura de empresas na cidade, a Prefeitura de Araguaína reuniu em um só lugar o atendimento aos interessados em abrir seu próprio negócio.
 
Da etapa inicial a fase final, com a liberação do alvará para funcionamento, os processos agora são realizados diretamente no prédio da Secretaria da Fazenda, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, no centro, em funcionamento das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
 
Sempre tivemos essa parceria com a Secretaria de Infraestrutura nos procedimentos para a abertura de novos empreendimentos, mas, mudamos a forma de operar e passamos a contar com um fiscal dentro da Fazenda, o que facilitou muito a vida do empresário, trazendo rapidez aos processos”, explicou o Secretário Municipal da Fazenda, Fabiano Souza.
 
Menos burocracia

A formalização de um negócio é o primeiro passo para o início das atividades empresariais, e o futuro empreendedor precisa ficar atento para realizar corretamente todas as inscrições, licenças e alvarás necessários. Em Araguaína, parte dos processos são feitos online, através do Programa Simplifica Tocantins.
 
Mesmo com a implantação do programa, o contribuinte ainda necessitava se deslocar da Secretaria da Fazenda até a Infraestrutura em busca de informações sobre andamento de processos, agendamentos de vistorias e outros serviços. Com o fiscal do Demupe na Secretaria da Fazenda, tudo é resolvido por lá mesmo”, explicou o diretor do Demupe, Nicácio Rodriguez Mourão.
 
Modernização

Nos últimos anos a Prefeitura disse que também trabalha para diminuir a burocracia e simplificar as regularizações e o pagamento dos tributos. Dentre as medidas adotadas está a reforma do Código Tributário Municipal, do qual foram suprimidas 14 leis e três decretos.
 
Além disso, o tempo médio de abertura e liberação com emissão de alvará de um novo negócio caiu de 38 dias úteis para 48 horas.
 
Novos empreendimentos

Com as facilidades para abertura, a Secretaria Municipal da Fazenda registrou aumento na quantidade de novas solicitações de aberturas de empresas, passando de 1.455 em 2018 para 2.286 no ano passado, o que significa um crescimento de 57,11%.

(Adriana Santana)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.