Araguaína

Dono de concessionária de carros de luxo é suspeito de integrar esquema de tráfico de cocaína

Foram mobilizados 400 Policiais Federais para execução da operação.

Por Conteúdo AF Notícias 10.367
Comentários (0)

26/04/2023 14h37 - Atualizado há 1 ano
Carros de luxo encontrado na concessionária do empresário preso pela PF em Araguaína

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (26), um empresário de Araguaína (TO) durante a operação Rota Caipira, que investiga um sofisticado esquema de tráfico internacional de cocaína oriunda de países como Bolívia, Peru e Colômbia.

Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao empresário, sendo um deles uma concessionária de veículos localizada na avenida Via Lago. Dezenas de carros de luxo e caminhonetes que estavam no local foram apreendidos e levados para a delegacia da PF em Araguaína.

VÍDEO

O empresário, identificado como César Trindade, é suspeito de atuar na lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de cocaína. Já o suspeito de chefiar o esquema é Paulo Márcio Ribeiro, que está preso desde novembro de 2020, quando ocorreu a apreensão de 815 kg de cocaína, na cidade de Tucumã (PA), fato que deu origem à investigação conduzida pela Polícia Federal em Araguaína. Outro preso durante a operação, no Pará, é José Gomes Ferreira, conhecido como Zé Epifânio.

Ainda durante a operação, a PF apreendeu joias e maços de dinheiro escondidos dentro de um tambor na casa de um dos investigados, em Goiás.

Conforme a PF, o tráfico é executado por uma organização criminosa especializada no transporte aéreo de droga com utilização de estruturas logísticas, localizadas principalmente nos Estados do Pará, Tocantins e Maranhão.

Foram mobilizados 400 Policiais Federais para execução da operação, além de servidores da Agência Nacional de Petróleo (ANP), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), bem como equipes da Polícia Militar dos Estados do Tocantins, do Maranhão e do Piauí e equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins.

A Operação Rota Caipira cumpriu 195 medidas judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva, 95 de busca e apreensão em 14 Estados da Federação, apreensão de 16 aeronaves, sequestro de 3 propriedades rurais e bloqueio de valores que pode totalizar 300 milhões de reais, dentre outras medidas judiciais expedidas pela 1º Vara Federal de Araguaína/TO.

A operação foi autorizada pela Justiça Federal em Araguaína. Os alvos estão em 13 estados: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará, Goiás.

O trabalho investigativo realizado pela Polícia Federal em Araguaína indica que a organização criminosa investigada adquiria cocaína de fornecedores localizados na Bolívia e Peru e realizava o transporte aéreo até pontos estratégicos localizados em São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), a princípio, o destino final. No entanto, a investigação não descarta que a droga também tenha tido como destino países da Europa.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa, dentre outros crimes.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do empresário César Trindade. O espaço está aberto.

PF apreendeu dezenas de carros de luxo e caminhonetes
PF encontrou dinheiro escondido dentro de um tambor, em Goiás
Arma e munições apreendidas durante a operação

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.