Denúncia

Preservado no meio da rua, pé de pequi agora está ameaçado pela Energisa em Araguaína

A árvore dá frutos há mais de 10 anos e faz parte da história do setor.

Por Márcia Costa 2.117
Comentários (0)

26/04/2021 11h34 - Atualizado há 2 anos
Novo poste está quase no meio da rua

O pé de pequi que ficou famoso após ser preservado no meio da rua mesmo com a chegada da pavimentação asfáltica em um setor de Araguaína, agora está sendo ameaçado pela concessionária de energia elétrica, a Energisa.

A árvore dá frutos há mais de 10 anos e faz parte da história do Setor Morada do Sol 3, onde está localizado.

Para garantir a proteção da árvore e facilitar a travessia de pedestres, uma ilha de concreto foi instalada ao redor do pequizeiro, além de sinalização horizontal e vertical para orientar os motoristas. A prefeitura fez até jardinagem ao redor do pequizeiro (vídeo no final da matéria).

Contudo, a Energisa decidiu instalar um novo poste ao lado do pé de pequi, já cortou algumas galhas da árvore e mais cortes podem ser feitos para passagem  da rede elétrica. Moradores temem pela vida e beleza do pequizeiro.

Para piorar a situação, a concessionária de energia colocou o poste sobre a nova calçada com acessibilidade, quase invadindo a rua, o que aumenta o risco de acidentes.

VEJA MAIS

O OUTRO LADO

A Energisa disse, em nota, que iniciou a obra de expansão da rede elétrica no local, no entanto, a equipe técnica da empresa já avaliou a necessidade de readequação do poste próximo ao pequizeiro. 

Desta forma, a empresa disse que manterá a distância para a árvore, respeitando a copa atual do pequizeiro, e, além disso, utilizou cabos de energia isolados no local. Assim, não será necessário efetuar podas regulares na árvore e conseguirá fornecer energia de forma segura.

VÍDEO GRAVADO POR UM MORADOR

Vídeo

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.