Mutirão

40 suspeitos de crimes não violentos firmam acordo com MPTO e se livram de processo em Araguaína

O Acordo de Não Persecução Penal está previsto no artigo 28-A do CPP.

Por Redação 575
Comentários (0)

23/05/2023 08h17 - Atualizado há 11 meses
Acordos foram propostos pela 1ª Promotoria de Justiça de Araguaína

A 1ª Promotoria de Justiça de Araguaína promoveu um mutirão de audiências neste mês para formalizar Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs). No total, foram firmados, nos dias 12, 16 e 18 de maio, 40 acordos, o que representa um índice de 89% de êxito.

Segundo o promotor de Justiça Rui Gomes Pereira da Silva Neto, titular da 1ª Promotoria de Justiça, apenas cinco acordos não foram celebrados.

O acordo está previsto no artigo 28-A do Código de Processo Penal e foi instituído pela Lei 13.964, de 2019. O termo pode ser celebrado entre o Ministério Público e o investigado, assistido por um defensor público ou advogado.

Só podem firmar o ANPP acusados que tenham confessado a infração penal – sem violência ou grave ameaça –, cuja pena mínima seja inferior a quatro anos. Nas audiências, o MP e o acusado negociam cláusulas a serem cumpridas. No fim, há a extinção da punição.

Em Araguaína, a maioria dos acordos prevê pagamento de multas e prestação de serviço comunitário. Em alguns casos, houve ainda reparação de danos à vítima e participação em curso de reciclagem de condutores infratores (para crimes de trânsito). Em outras situações, houve também a renúncia de arma de fogo e munições apreendidas.

De acordo com o promotor, desde que o ANPP surgiu, 438 casos foram designados para a realização de audiências, na 1ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

(Texto: João Pedrini/MPTO)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.