Poluição

Disk entulho é notificado por realizar descarte irregular de lixo doméstico em Araguaína

Resíduos da construção civil e lixo doméstico não devem ser misturados.

Por Redação
Comentários (0)

25/06/2020 08h33 - Atualizado há 3 anos
Descarte irregular de lixo

A Secretaria de Meio Ambiente notificou, nesta terça-feira (23), uma empresa de disk entulho da cidade por realizar o descarte irregular de lixo doméstico com resíduos da construção civil.

Os fiscais ambientais receberam denúncia da irregularidade e orientaram a empresa a proceder de forma adequada.

As empresas de disk entulho, que fornecem containers a obras para recolhimento do material de construção, são orientadas a não misturar os resíduos da construção civil com material doméstico comum, como a maioria não cobre os containers de forma adequada, muita gente se aproveita do recipiente aberto e deposita lixo doméstico”, explicou o superintendente municipal do Meio Ambiente, Orialle Barbosa.

A empresa foi orientada a realizar de imediato a limpeza e a cobertura de todos os contêineres disponibilizados em obras de construção civil para evitar o armazenamento de outro material.

Impactos ambientais

A junção dos resíduos da construção civil ao lixo comum resulta na poluição ambiental do solo, provocando impactos como a inutilidade da terra e a transmissão de doenças com o aumento da proliferação de vetores.

Além disso, o descarte incorreto pode provocar também poluição atmosférica, com o aumento do mau cheiro provocado pelos resíduos e outros prejuízos ao lençol freático.

Destino adequado

É de responsabilidade do proprietário da obra de construção civil a destinação adequada do material produzido durante a execução do serviço, conforme orientado pela Secretaria de Meio Ambiente na emissão da licença ambiental. Boa parte das pessoas terceirizam para as empresas de disk entulho o recolhimento dos resíduos das obras.

A recomendação para o descarte do lixo comum é o de armazenar em sacos plásticos resistentes que serão recolhidos conforme cronograma definido pela empresa responsável pelo recolhimento nos bairros da cidade.

“Após recolhido pelo serviço de limpeza pública, o lixo doméstico é levado ao aterro sanitário do Município, localizado às margens da BR-153. No caso dos entulhos de material da construção civil, a destinação é o aterro de resíduos inertes, na TO-222, sentido Filadélfia, por isso a recomendação é não unir os dois tipos de resíduos, que têm formas diferente de armazenamento, recolhimento e destinação”, concluiu Barbosa.

Disk Meio Ambiente

A população pode ajudar a coibir os crimes ambientais realizando o descarte adequado do lixo comum e denunciando à Secretaria de Meio Ambiente do Município caso flagrar alguém descartando lixo de maneira errada.

Os telefones para denúncia são: (63) 99944 7878 ou 99976 7337.

(Adriana Santana)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.