Bronca da comunidade

Enquanto UBS funciona há 5 anos em casa alugada, obra segue paralisada em Araguaína

Morador cobra do poder público a continuidade das obras da UBS.

Por Márcia Costa 806
Comentários (0)

12/08/2020 09h50 - Atualizado há 3 anos
Casa alugada como UBS no Distrito de Novo Horizonte

A Unidade Básica de Saúde do Distrito de Novo Horizonte, em Araguaína, funciona há cerca de cinco anos em uma casa alugada pela prefeitura, enquanto a obra de construção da nova UBS segue paralisada.

Segundo moradores, a unidade já deveria estar funcionando no novo prédio, mas a empresa contratada paralisou os serviços e a obra está abandonada há vários anos.

"O prefeito só se preocupa com o centro da cidade e os setores afastados ficam prejudicados. É uma vergonha para nós, moradores do Novo Horizonte, que passou a ser Distrito, mas na verdade, para o Poder Executivo, isso está longe de ser", reclamou um morador, que pediu para não ser identificado por temer represálias.

Ainda conforme o morador, no primeiro semestre de 2017, a prefeitura informou que uma nova empresa daria continuidade à obra da UBS. “A primeira empresa faliu e abandonou a obra. Já se passaram quase quatro anos e cadê a nova empresa? Enquanto isso, o posto de saúde desse local é alugado sem condições para atendimento. Dinheiro tem, o que falta é gestão!", relatou.

O morador disse ainda que o Distrito não possui cemitério público para enterro dos seus entes queridos e a população pretende fazer uma manifestação nos próximos dias.

O OUTRO LADO

A Prefeitura de Araguaína informou, em nota, que a construção da unidade básica de saúde do Distrito Novo Horizonte será licitada novamente ainda neste semestre.

"A última empresa desistiu da obra alegando problemas de ordem administrativa e financeira. Por isso, o serviço precisou ser reprogramado e já está pronto para o novo processo licitatório", diz a nota.

Conforme a prefeitura, a unidade funciona normalmente em prédio alugado e, para garantir melhor acolhimento dos pacientes até que a UBS seja concluída, uma reforma está sendo realizada no local.

A prefeitura ressaltou que desde 2013, a comunidade araguainense vem acompanhando a ampliação da rede de atendimento e melhoria dos serviços oferecidos na cidade. Nesse período foram construídas seis novas unidades básicas de saúde nos setores Cimba, Dom Orione, Maracanã, JK, Costa Esmeralda e Lago Azul.

Cemitério do Distrito de Novo Horizonte

Quanto aos cemitérios comunitários, a prefeitura explicou que no Distrito de Novo Horizonte e nos setores Monte Sinai e Barros foram construídos à época em áreas irregulares e passam por processos judiciais para regularização.

Obra com serviços parados
Placa foi destruída com o tempo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.