ESPA

Escola de Saúde Pública de Araguaína é certificada e vai integrar rede de ensino da Fiocruz

Implantada neste ano, a ESPA deverá capacitar, só em 2023, mais de 2 mil servidores.

Por Redação
Comentários (0)

12/05/2023 10h49 - Atualizado há 11 meses
Escola de capacitação de Araguaína é a primeira do Tocantins a receber a certificação

A ESPA (Escola de Saúde Pública de Araguaína) recebeu, em abril, a Certificação de Pertencimento da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e passa a integrar uma rede nacional composta por instituições formadoras, comprometidas com a qualidade da formação na saúde e o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Além do projeto estrutural da Escola Pública Municipal, a Secretaria da Saúde encaminhou também à Fiocruz outros projetos pertencentes a ESPA, como o Selo de Qualidade e o Núcleo de Apoio Psicológico (NAP), que serviram de base para avaliação da fundação.

“Nós ficamos muito felizes com o reconhecimento. Fazer parte das escolas públicas reconhecidas e pertencentes a Fiocruz é importante para Araguaína, porque mostra a qualidade do atendimento que nosso Município oferece, especialmente por buscarmos capacitar nossos servidores e, assim, melhorar nosso atendimento à população”, destaca a superintendente da ESPA, Dênia Rodrigues.

Recentemente, a ESPA realizou o 1° Congresso de Enfermagem de Araguaína, que contou com mais de 800 pessoas, entre profissionais da enfermagem e acadêmicos da área. O Congresso tem como objetivo proporcionar aos participantes experiências voltadas a atuação dos profissionais, os desafios e avanços da categoria.

Escola de Saúde Pública de Araguaína

Implantada neste ano, a ESPA deverá capacitar, só em 2023, mais de 2 mil servidores. O objetivo da unidade é promover a qualificação de todas as equipes que atuam na rede municipal de saúde, por meio de cursos de extensão, oficinas, entre outras modalidades de aperfeiçoamento, para otimizar o serviço oferecido à população araguainense.

Como funciona?

Entre as diversas ações da escola estão a realização de um curso e criação de um manual de redação para aprimorar a capacidade dos servidores públicos na produção de documentos oficiais, além da implantação do Selo de Qualidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estes treinamentos deverão capacitar os servidores de todas as unidades para que o Município possa oferecer um atendimento ao público, humanizado, utilizando diversos critérios de avaliação que incluem a avaliação dos próprios pacientes como nota de classificação.

Outra novidade do projeto é a inclusão de parcerias com hospitais e instituições de ensino superior, para que os servidores municipais da saúde possam realizar residências médicas e multiprofissionais em saúde. 

Selo de qualidade

O selo de qualidade das UBS trata-se de uma avaliação periódica do nível de qualidade dos serviços prestados e tem como base de avaliação, critérios como qualidade no atendimento, segurança e inovação, avaliados por uma comissão externa da Secretaria Municipal da Saúde.

A classificação da UBS com o selo de qualidade terá duração de dois anos e tem a intenção de estimular as unidades a investirem em processos de melhoria contínua para alcançar os padrões de excelência nos serviços prestados, além de promover o cuidado seguro e efetivo para o paciente.

Apoio psicológico

Outra preocupação da Secretaria da Saúde tem sido o bem-estar psicológico dos servidores, por isso o Município também oferece apoio por meio do Núcleo de Apoio Psicológico (NAP) que, atualmente, realiza cerca de 160 atendimentos todos os meses.

Sobre a Fiocruz

A Fiocruz é a principal instituição não-universitária de formação e qualificação de recursos humanos para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil. Possui 32 programas de pós-graduação stricto sensu em diversas áreas, uma escola de nível técnico e vários programas lato sensu.

Na Fundação, são executados mais de mil projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimentos para o controle de doenças, além de outros temas ligados à saúde coletiva, entre os quais a violência e as mudanças climáticas, e à história da ciência.

Entre os objetivos da Fiocruz estão a promoção da saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser um agente da cidadania, vinculada ao Ministério da Saúde. É considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

O objetivo da ESPA é promover a qualificação de todas as equipes que atuam na rede municipal de saúde

(Texto: Adriana Santana)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.