INDIGNADO!

Esgoto estoura e dejetos inundam rua e quintais de residências em Araguaína; vídeos

Os moradores também sofrem com alagamentos na rua.

Por Márcia Costa 2.075
Comentários (0)

20/10/2021 16h45 - Atualizado há 2 anos
Família precisou sair de casa porque estava ilhada

Um morador do setor Martins Jorge, em Araguaína, sofre há anos com alagamentos na rua e vazamento de esgoto na porta de casa. O último episódio ocorreu na sexta-feira (15/10), quando o morador foi obrigado a deixar a sua residência junto com a família.

Welson Tavarez afirmou que o problema acontece desde 2015. Dessa vez, ele gravou um vídeo mostrando a esposa saindo de casa com o filho de 8 meses no colo e outro de 9 anos em meio ao lamaçal que se formou na Rua C.

Para piorar a situação do alagamento, a rede de esgoto estourou durante a última chuva e os dejetos se espalharam pela rua e quintais das residências, causando um forte odor.

"A prefeitura cobra mais de R$1.700 de IPTU, mas pra quê? Pra quando der uma chuvinha, se eu tiver dentro de casa eu não saio pra fora, e quando tiver fora não consigo entrar dentro da minha própria casa!  Olha a quantidade de merda, até rato morto! Se a gente deixa o quintal sem limpar o pessoal da prefeitura vem e te multa, mas na hora quando você pede, requer um direito seu para ser executado, ninguém faz nada (sic)", desabafou.

O morador relata que fez contato várias vezes com a BRK Ambiental para providenciar a limpeza da rua e remoção dos dejetos da frente da sua residência, mas não foi atendido. "A BRK fica só empurrando, dizendo que tem prazos, a Defesa Civil disse que não pode fazer nada. O bueiro está destampado e tem merda para todo lado, quando chove vira um funil aqui (sic)".

Welson contou que o bueiro ficava em outro local, na frente de um galpão de uma empresa de internet, e já vazava. "Da noite pro dia, foram lá, taparam e desviaram para a frente da minha casa, após o empresário comprar o terreno e fazer a empresa dele. Eu não tenho dinheiro, nem influência como aquele empresário. Minha casa está toda fofa, tem infiltrações para todo lado por causa também do alagamento na rua, mas nem a prefeitura e nem BRK fazem nada (sic)".

VEJA OS VÍDEOS

Vídeo

 

Vídeo

O QUE DIZ A BRK?

“A BRK Ambiental enviou, na manhã de hoje (20), uma equipe até o local para realizar a limpeza do local. Extravasamentos deste tipo tem como causas o acúmulo de lixo sólido ou a destinação irregular de água pluvial para a rede de esgotamento sanitário. A concessionária pede que os moradores que notarem problemas semelhantes entrem em contato imediatamente com as equipes através do 0800 6440 195 que o problema possa ser identificado no momento.”

O QUE DIZ A PREFEITURA?

"A Prefeitura de Araguaína informou que a concessionária de água e esgoto foi autuada no valor de R$ 30 mil por conta do vazamento e já foi notificada para solucionar o defeito na rede e manter o local limpo.

Informa ainda que denúncias como esta devem ser feitas à Secretaria do Meio Ambiente por meio dos telefones 99944-7878, 99976-7337 ou 3411-7012. A Prefeitura também disponibiliza aos moradores o contato da Ouvidoria Municipal (0800 649 2200)."

Bueiro vazando durante a chuva
Alagamento na rua C no setor Martins Jorge

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.