Luto

Morre a ex-deputada Dolores Nunes, liderança feminina que se destacou na política do Tocantins

Mãe da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ficou internada por 26 dias.

Por Conteúdo AF Notícias 656
Comentários (0)

09/09/2023 08h42 - Atualizado há 7 meses
Dolores Nunes é uma das lideranças femininas mais importantes da história do Tocantins.

A ex-deputada federal Dolores Nunes, 82 anos, faleceu no fim da tarde desta sexta-feira (8/9), em Palmas. Dolores foi diagnosticada com Covid-19 e morreu após sofrer uma parada cardíaca. Ela é mãe da prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Maria das Dores Braga Nunes, mais conhecida como Dolores Nunes, era natural de Natividade (TO). Formada em Direito, Dolores marcou sua trajetória na política sendo uma das lideranças femininas mais importantes da história do Tocantins. 

Advogada e educadora, Dolores Nunes ajudou significativamente na construção de Gurupi ao lado de seu falecido marido, Jacinto Nunes, ex-prefeito da cidade.

Dolores Nunes teve vários mandatos: deputada estadual (1991-1994); deputada federal (1995-1998); e vice-prefeita de Gurupi (2013-2020). presidente Diretório Municipal do PMDB de Gurupi; presidente do Diretório Municipal do PTR de Gurupi; presidente do Diretório Municipal do PP de Gurupi; segunda-vice-Presidente do PP de Palmas.

Dolores exerceu também atividades profissionais e cargos públicos: Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, 1987-1988. Secretária de Trabalho e Assistência Social do Tocantins em 2009-2010. Professora do Estado, Presidente da Fundação Educacional de Gurupi.

Dolores era viúva e deixa cinco filhos, cinco netos e cinco bisnetos. 

O velório de dona Dolores Nunes teve início na madrugada deste sábado (09), na Casa de Maria, situada na Avenida Minas Gerais esquina com a Rua 5, em Gurupi. O sepultamento será às 17h, também neste sábado, no cemitério Santo Antônio, na região central da cidade. 

Vários políticos, entidades e associações lamentam a sua morte.

LUTO OFICIAL

A Prefeitura de Gurupi decretou nesta sexta-feira (8), luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada e ex-vice-prefeita de Gurupi, Maria das Dores Braga Nunes, de 82 anos, mãe da prefeita Josi Nunes.

O Decreto nº 1.129/2023 publicado no Diário Oficial de Gurupi, destaca o seu legado e relevante histórico prestados ao Tocantins em especial ao município de Gurupi, ressaltando sua trajetória como primeira dama, vice-prefeita, e seu pioneirismo sendo: a primeira mulher tocantinense eleita deputada estadual; a primeira ser eleita deputada federal pelo Estado do Tocantins e a primeira presidente da fundação mantenedora UnirG.  

NOTAS DE PESAR

Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Dolores Nunes, mãe da prefeita de Gurupi, minha querida Josi Nunes, ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 8, em Palmas, onde estava em tratamento de saúde.

Dolores Nunes foi a primeira mulher eleita deputada pelo Estado do Tocantins, fazendo história na política estadual, não somente pelo pioneirismo, mas sobretudo por seu protagonismo na luta e trabalho incessante pelo crescimento e fortalecimento da região de Gurupi e todo o nosso Estado. No cenário nacional, exerceu com maestria o mandato de deputada federal, deixando um legado de amor e dedicação por nosso Tocantins.

Nesse momento de pesar e despedida, desejo que a graça de Deus e o conforto de seu Santo Espírito esteja presente no coração da minha amiga Josi Nunes, demais familiares, amigos e de todos os tocantinenses que neste momento, sentem a partida de Dolores Nunes. 

Wanderlei Barbosa | Governador do Estado do Tocantins

_____________________________________

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, lamenta com profundo pesar o falecimento de Dolores Nunes, ex-deputada Federal e mãe da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ocorrido nesta sexta-feira, 08. 

Vítima de parada cardíaca após complicações da COVID-19, Dolores Nunes deixa legado na política Tocantinense, no municipalismo e na cidade de Gurupi. 

Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia possa acalmar e consolar corações e mentes de amigos e familiares neste momento de imensa dor.

Diogo Borges  | Presidente 

________________________________________

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento da ex-deputada federal Dolores Nunes, aos 82, anos, ocorrido nesta sexta-feira, 8, em Palmas. Dolores foi diagnosticada com Covid-19 e, devido às complicações, não resistiu.

Maria das Dores Braga Nunes, mais conhecida como Dolores Nunes, era natural de Natividade (TO).

Formada em direito, Dolores Nunes, marcou sua trajetória na política sendo uma das lideranças femininas mais importantes da história do Tocantins. Ela foi prefeita e vice-prefeita de Gurupi, secretária municipal e de estado, deputada federal e estadual.

Dolores era viúva e deixa cinco filhos, cinco netos e cinco bisnetos. As informações sobre o sepultamento e enterro ainda não foram divulgadas pela família. 

Neste momento de dor e sofrimento, nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos da família. Que Deus possa confortar a todos. 

Wagner Rodrigues Barros | Prefeito de Araguaína

______________________________________

Minha solidariedade à família de Dolores Nunes, 82 anos, pelo seu falecimento ocorrido nesta sexta, 08.

Dolores marcou a história política do Tocantins, sendo a primeira deputada estadual e também federal eleita pelo Estado do Tocantins. 

Esposa do saudoso Jacinto Nunes, Dolores exerceu outras funções públicas e políticas no decorrer da sua história, como secretária de Desenvolvimento Social do Estado no governo de Henrique Santillo e vice-prefeita de Gurupi. 

Em nome da amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, estendo minha solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Vilmar | Deputado Estadual 

______________________________________

A Secretaria do Turismo do Tocantins (Setur) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, a respeitada Dolores Nunes, aos 82 anos, nesta sexta-feira, dia 08, em Palmas.

Dolores Nunes, foi um exemplo de mulher na política. Natural de Natividade, exerceu importantes cargos no Tocantins e em Goiás. Foi secretária estadual de Ação Social de Goiás, sendo a primeira mulher eleita deputada estadual e federal pelo Tocantins.

No Tocantins também exerceu o cargo de secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Foi vice-prefeita de Gurupi e atuou como primeira-dama na gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes. Mãe da querida prefeita de Gurupi, Josi Nunes, Dolores Nunes deixa um legado inesquecível na política tocantinense e será sempre lembrada por sua garra e compromisso com a vida pública.

Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos e pedidos de consolo ao Pai para que alcance a todos que sofrem com sua triste partida. 

Hercy Filho | Secretário do Turismo do Tocantins

______________________________________

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Dolores Nunes, liderança política que deixa um legado para o Estado do Tocantins e para a cidade de Gurupi em especial, registrado em suas passagens pelos cargos de deputada estadual e federal, vice-prefeita de Gurupi e secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, filha de Dolores, aos demais familiares e aos amigos, o Ministério Público expressa sinceras condolências, desejando que a dor por esta inestimável perda seja brevemente superada. 

_______________________________________

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, mas conhecida como Dolores Nunes, de 82 anos, ocorrido na sexta-feira, 08, em Palmas.

Dolores Nunes, era natural de Natividade, foi secretária estadual de Ação Social em Goiás; deputada estadual e federal, pelo Tocantins, onde também foi secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Gurupi. Também atuou como primeira-dama quando da gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes (in memorian).

Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa seus mais sinceros sentimentos neste momento de dor irreparável.

Secretaria de Estado da Saúde

_______________________________________

Com tristeza fui informado da partida de Dolores Nunes, que aconteceu na noite desta sexta-feira, 08.

Pioneira do nosso estado, foi a primeira mulher eleita para os cargos de Deputada Estadual e Deputada Federal pelo Tocantins.

Neste momento delicado, expresso meus sinceros sentimentos à família e amigos desta figura importante da nossa história. 

Jorge Frederico | Deputado Estadual

_________________________________________

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 82 anos, da Senhora Maria das Dores Braga Nunes, mais conhecida como Dolores Nunes, ocorrido na noite desta sexta-feira, 8, em Palmas. 

Advogada natural de Natividade, Dona Dolores Nunes teve uma trajetória política bastante exitosa, com passagens pelos mais variados cargos públicos. Uma das lideranças femininas mais importantes da história do Tocantins, ela foi prefeita e vice-prefeita de Gurupi, secretaria municipal e de estado, deputada federal e estadual. 

Uma mulher generosa, forte visionária, Dona Dolores deixa como legado o seu protagonismo inspirador na luta por um Tocantins mais justo, fraterno e igualitário. 

Neste momento de dor e despedida, manifesto meus sentimentos de pesar a todos os amigos e familiares, especialmente à atual prefeita de Gurupi, Josi Nunes, filha de Dona Dolores, pedindo a Deus que, em sua infinita sabedoria, bondade e misericórdia, possa confortar o coração de todos.

Olyntho Neto | Deputado estadual

__________________________________________

É com profunda tristeza que o Deputado Federal Alexandre Guimarães manifesta seu mais sincero pesar pela partida da ex-deputada federal Dolores Nunes. Sua trajetória política e dedicação à comunidade deixam um legado valioso que será lembrado com respeito e admiração.

Dolores Nunes, ao longo de sua carreira, desempenhou um papel fundamental na política e no desenvolvimento de nossa região. Sua determinação e comprometimento com os princípios democráticos são fontes de inspiração para todos nós que servimos à nação.

Neste momento de luto, estendemos nossas condolências à família de Dolores Nunes, em especial à prefeita Josi Nunes, e aos amigos e admiradores que compartilham da tristeza dessa perda.

Que sua memória perdure como um exemplo de dedicação à causa pública, e que seu legado continue a inspirar todos os que buscam um país mais justo e solidário.

Deputado Federal Alexandre Guimarães

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.