Luto

Vereador por 4 mandatos, Xeroso morre aos 58 anos por complicações de AVC em Araguaína

O ex-vereador já havia sofrido outro AVC em dezembro de 2015.

Por Redação 2.695
Comentários (0)

12/08/2023 19h13 - Atualizado há 8 meses
Xeroso foi vereador de Araguaína por 4 mandatos

O ex-vereador Edmones de Jesus Matos da Silva, mais conhecido como Xeroso, faleceu na tarde deste sábado (12/8), após passar várias semanas internado na UTI do Hospital Regional de Araguaína (HRA) depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no início do mês de julho.

Xeroso foi vereador de Araguaína por quatro mandatos, suplente de deputado estadual e também assumiu cargos importantes na Prefeitura de Araguaína, como secretário de Governo. Ele disputou 9 eleições ao longo de sua carreira política.

O ex-vereador era contador por formação e tinha 58 anos, completados no último dia 6 de agosto (nascido em 1965). Ele nasceu em Araguaína e pertencia a uma família tradicional da política no Tocantins.

Xeroso já havia sofrido outro AVC, em dezembro de 2015, e carregava sequelas do problema, como dificuldades para caminhar.

O senador Eduardo Gomes lamentou o falecimento do ex-vereador e destacou sua trajetória política como representante do povo de Araguaína por 4 mandatos consecutivos.

O presidente da Câmara de Araguaína, vereador Marcus Duarte,  afirmou que “Xeroso deixou um legado inestimável ao longo de sua trajetória política, sendo reconhecido por sua dedicação incansável em prol da cidade de Araguaína”, afirmou.

Veja também

Marcos Duarte ainda destacou que Xeroso tinha um “compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade, e deixa marcas indeléveis em sua atuação como vereador, sempre atento às demandas dos cidadãos que representava”.

“Sua paixão pela cidade e sua incansável busca por melhorias para os moradores o transformaram em uma figura querida e respeitada por todos. Neste momento de consternação, nossos corações se unem em luto, lembrando das contribuições valiosas que Xeroso fez para nossa cidade. Que sua memória inspire a todos a continuarem trabalhando pelo desenvolvimento e progresso de Araguaína, honrando seu legado e seu compromisso com a comunidade”, afirmou Marcos Duarte em nota de pesar.

O ex-vereador deixa seis filhos: Avany, Eduarda, Pedro, André, Vitória e Natally. O corpo será velado na Rua Humberto de Campos, nº 598, no Bairro São João. O enterro está previsto para esta segunda-feira (14).

DEPUTADO MARCUS MARCELO LAMENTA

Em nota, o deputado estadual Marcus Marcelo lamentou a morte do ex-parlamentar. "É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do amigo e ex-vereador de Araguaína, Xeroso".

https://afnoticias.com.br/fotos/shares/image-20230812200759-1.png

Araguainense, Xeroso nasceu em 6 de agosto de 1965, filho do pioneiro da cidade Avany Galdino (in memoriam) e Maria Matos. Em sua trajetória na cidade, ele se formou como bacharel em Ciências Contábeis e Direito; foi assistente administrativo na Receita estadual e na Prefeitura de Araguaína; assessor de gabinete do governador Moisés Avelino, do deputado federal Edmundo Galdino, do senador João Ribeiro, do senador Eduardo Siqueira Campos e atuou ainda como assessor na Secretaria Estadual das Cidades na gestão do então secretário Ronaldo Dimas. Foi vereador por quatro mandatos consecutivos (1993-1997, 1998-2002, 2002-2006 e 2013-2016) e secretário municipal de Governo (2017-2020). 

"Neste momento de dor, deixo minha solidariedade aos familiares e amigos e manifesto minhas sinceras condolências", afirmou Marcus Marcelo. 

'TINHA UM CORAÇÃO ENORME', DIZ RONALDO DIMAS 

O ex-prefeito Ronaldo Dimas disse que recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento do seu "amigo e parceiro político de muitas lutas".

https://afnoticias.com.br/fotos/shares/image-20230812200759-2.png

"A contribuição de Xeroso para a população de Araguaína durante a sua vida pública é grandiosa. Além do mais, ele era uma pessoa de coração enorme. Nesse momento de profunda dor de familiares e amigos, expresso meus mais sinceros votos de força e conforto a todos", manifestou Dimas.

NOTA DE PESAR | DEPUTADO FEDERAL VICENTINHO JÚNIOR

"Foi com profundo pesar que soube do falecimento do ex-vereador Edmones de Jesus Matos da Silva, o Xeroso. Hoje, enquanto enfrentamos a tristeza de sua partida, lembramos com gratidão as valiosas contribuições que fez para o desenvolvimento de Araguaína. Seu comprometimento em servir e ouvir às pessoass tornou-o uma figura admirada por muitos.

Neste momento de luto, nossos pensamentos e preces estão com sua esposa, dona Luciana, familiares e amigos. Estendemos nossa solidariedade a todos os araguainenses que compartilham da tristeza desta perda irreparável.

Que a memória de Xeroso continue a inspirar todos nós a persistir no trabalho pelo desenvolvimento contínuo, honrando o legado e o compromisso que ele tão dedicadamente deixou para a comunidade".

NOTA DE PESAR - PREFEITO WAGNER RODRIGUES

"É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebeu a notícia do falecimento do ex-vereador Edimones de Jesus Matos da Silva, mais conhecido como Xeroso, de 58 anos.

Com mais de 20 anos de experiência, Xeroso iniciou a carreira política no ano 2000, quando foi eleito no 1º turno como vereador em Araguaína e permaneceu no cargo durante quatro mandatos seguidos. Na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas, foi secretário Municipal de Governo, onde permaneceu até fevereiro de 2022. 

Xeroso nasceu em Araguaína e pertencia a uma família tradicional da política no Tocantins. Ele é irmão do ex-deputado federal Edmundo Galdino que faleceu em 2021. 

Neste momento de dor e sofrimento, nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos".

________________________________

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 58 anos, do ex-vereador Edmones de Jesus Matos da Silva, popularmente conhecido como Xeroso. 

Xeroso foi secretário municipal e suplente de deputado estadual, mas foi o seu trabalho na Câmara de Araguaína, onde ocupou uma cadeira por quatro mandatos, que fez dele um político conhecido, influente e respeitado. 

Líder engajado nas causas do povo, Xeroso lutou incansavelmente pelo desenvolvimento de Araguaína e do Tocantins. Sempre pronto para ajudar as pessoas, ele deixa um legado de simpatia, generosidade e atenção para as questões sociais.

Neste momento de dor e despedida, manifesto minhas condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que traga conforto ao coração de todos. 

Olyntho Neto | Deputado estadual

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.