Ensino superior

Faculdade: O que muda no TCC feito à distância; confira dicas para garantir seu diploma!

O TCC é um momento que traz muita apreensão aos alunos.

Por Elícia Marta
Comentários (0)

17/05/2021 13h32 - Atualizado há 2 anos
Muitos estudantes têm dúvidas no momento do TCC

A educação tem sido uma pauta muito presente nos noticiários do Tocantins e do Brasil inteiro. Cada vez mais, parece que o retorno às aulas presenciais tem se aproximado na escola, o que pode - e deve - influenciar na reabertura de faculdades, universidades e instituições de ensino superior em todo o país.

Isso ainda não tem sido muito debatido, mas é fácil prever que mudanças nas regras escolares influenciem todos os setores da educação a nível nacional. Mas, se não mudar, como ficam os alunos que estão prestes a se formar e que precisam entregar o Trabalho de Conclusão de Curso?

Muitos alunos têm dúvidas do modelo de TCC à distância, mas a verdade é que ele não difere muito do que se vê em “rotinas normais”, com aulas presenciais nas faculdades. Se você está nessa situação, confira as diferenças e dicas para se dar bem e garantir seu diploma em breve!

Presencial x à distância

Talvez a maior dúvida dos alunos em relação às mudanças do sistema presencial para o EAD seja a interação com o orientador do TCC, mas isso deve ser o que menos vai impactar o trabalho de conclusão de curso neste momento.

Em épocas de aula presencial, o orientador faz o que o nome já sugere: orienta. Ele ajuda a dar os caminhos para um trabalho de sucesso, mas a maior responsabilidade é do aluno ou de seu grupo. Por isso, as reuniões pela internet não devem trazer muitos problemas a quem vai começar a enfrentar essa etapa em breve.

Geralmente, dependendo do curso, as reuniões com o orientador acontecem uma vez por semana e são bem rápidas, apenas para atualizá-lo sobre o andamento do projeto e sanar algumas dúvidas. Não espere nada teórico ou aula neste período. O foco é total no TCC e deve-se gastar mais tempo nele do que em reuniões.

Problemas do EAD?

A atual situação do coronavírus pode ser mais difícil de lidar do que as reuniões à distância com o orientador. Primeiro porque as opções estão limitadas. Com comércios fechados e diminuição de circulação de pessoas, algumas ideias para o TCC podem ser difíceis de realizar, como entrevistas, visitas, fotografias e coisas do tipo.

Em alguns cursos isso não impacta muito, mas em outras áreas pode ser que o aluno tenha que se virar para conseguir fazer um ótimo trabalho com os recursos que tem à disposição no momento. Em jornalismo, por exemplo, fazer um documentário em vídeo é quase impossível sem poder se locomover para gravar. 

Muita calma nessa hora

O TCC é um momento que traz muita apreensão aos alunos prestes a se formar. Esse trabalho é visto como um bicho-papão, mas ele é mais tranquilo do que parece. Isso é importante ter em mente para já se preparar para os desafios que estão por vir e manter a cabeça no lugar.

A pandemia tem sido difícil de encarar após mais de um ano em uma situação péssima no país e manter sanidade mental pode ser complicado. Junte isso à pressão do TCC e podemos ter a receita para um aluno colapsar. por isso é fundamental se preparar psicologicamente para essa etapa.

Como dissemos, o TCC é mais simples do que parece. Basta não se apavorar e encará-lo como uma etapa da sua formação profissional.

Divirta-se

Para muitas pessoas, o TCC é o momento mais legal do curso. Ele te dá a liberdade de escolher como quer fazer seu trabalho e sobre o que quer falar. Então, aproveite para juntar tema e formato que tem a sua cara para que esses meses de trabalho sejam mais agradáveis do que chatos.

(Autora Elícia Marta)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.