Visita de 7º dia

Família leva susto ao encontrar caixões de corpos exumados dentro de contêiner em Araguaína

Contêiner tinha pelo menos cinco caixões de vários tamanhos.

Por Redação 6.409
Comentários (0)

07/06/2021 15h10 - Atualizado há 2 anos
Contêiner com os caixões

Uma família que esteve neste fim de semana no Cemitério Jardim das Paineiras, em Araguaína, para a visita de 7º dia de um ente querido, ficou assustada ao encontrar vários caixões dentro de um contêiner a céu aberto.

A visita aconteceu neste domingo (6). O contêiner tinha pelo menos cinco caixões de vários tamanhos, além de um saco preto, do lado de dentro do cemitério.

“Fui fazer a visita de 7º dia com meus pais e, quando chegamos ao túmulo, vimos 2 contêineres e ficamos assustados, pois um deles estava cheio de caixões. Provavelmente fizeram a exumação de corpos e descartaram os caixões ali nos contêineres como se fosse um lixo qualquer”, disse uma jovem ao apontar risco de possível contaminação. A denunciante pediu para não ser identificada.

A jovem ainda reclamou do fato de o túmulo do seu familiar não ter sido fechado mesmo após sete dias, estando apenas com uma telha de zinco por cima.

“O túmulo do meu parente e de outras pessoas estão apenas com telha por cima. Se a gente levantar dá para ver as gavetas”, acrescentou.

O QUE DIZ A DIREÇÃO DO CEMITÉRIO?

Questionada pela reportagem, a direção do Cemitério Jardim das Paineiras confirmou que as urnas (caixões) filmadas são oriundas de jazigos dos quais os corpos foram retirados e exumados.

Conforme a nota, depois da exumação, as urnas são devidamente descartadas e os restos mortais são “respeitosamente acondicionados em local apropriado dentro do próprio cemitério, em ossuário devidamente numerado e classificado, permitindo livre acesso aos familiares dos entes queridos”.

“O procedimento padrão prevê que as urnas sejam armazenadas nas caçambas e descartadas e não permanecem dentro do cemitério. No entanto, em função da pandemia, problemas logísticos impediram a realização imediata desse transporte. Enquanto perdurarem tais dificuldades logísticas, as caçambas com urnas serão cobertas com lonas e dispostas em local longe da circulação de visitantes”, afirma a nota da direção.

Sobre as covas cobertas com telhas de zinco, o Jardim das Paineiras disse que trata-se de um procedimento padrão para o trabalho de sepultamento nas galerias comunitárias, que possuem 10 gavetas. Logo após cada sepultamento nas galerias, a gaveta utilizada é devidamente lacrada. No entanto, toda a galeria só é definitivamente lacrada, coberta com terra e plantio de grama depois que todas as gavetas estiverem ocupadas.

Contêiner com os caixões
Caixões

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.