Educação

Formação on-line prepara servidores para retorno das aulas nas 79 escolas de Araguaína

Além de definir protocolos de segurança, as palestras preparam o psicológico dos profissionais.

Por Redação 602
Comentários (0)

15/07/2020 11h03 - Atualizado há 3 anos
A formação também tem trabalhado o lado emocional dos servidores durante o período de pandemia

Profissionais da educação de Araguaína estão participando de um trabalho de formação continuada para o retorno gradativo e seguro das aulas nas 79 escolas municipais. O processo está sendo realizado pela internet, por meio de transmissões ao vivo, e pretende capacitar os profissionais para esta nova realidade.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Prefeito João de Sousa Lima, Adriana Barros, toda esta mudança dos processos convencionais para a utilização de novas ferramentas, como o celular, tem sido desafiadora.

“Apesar de ser uma mudança de realidade que não esperávamos antes da pandemia, nossos professores se mostraram muito dedicados a vencer o processo de adaptação e hoje estamos colhendo bons resultados no ensino das crianças”, contou a coordenadora.

Atualmente, mais de 21 mil estudantes de Araguaína estão matriculados em escolas públicas da Rede Municipal de Ensino e desde o mês de junho já participam das aulas por meio do sistema de ensino remoto, acessando o Portal do Aluno ou retirando o material didático na escola a cada 15 dias.

Cerca de mil professores, coordenadores pedagógicos, gestores das unidades de ensino e técnicos da área pedagógica da secretaria estão participando do processo de formação pela internet, que também trabalha a parte emocional dos funcionários. Durante a última transmissão, realizada nessa terça-feira, 14, as palestras trataram de temas como a saúde emocional no período de pandemia.

“Nós temos que lembrar que é um processo difícil para todos nós, profissionais da educação, estudantes e pais. Mas o retorno seguro das aulas é de extrema importância para a educação dos nossos estudantes que não podem ficar desassistidos”, explicou a professora Lucimar Moreira.

Protocolos de segurança

O protocolo de segurança criado pelo Município inclui medidas específicas para o retorno gradativo das aulas, como o distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, desinfecção do transporte escolar e o uso de máscara obrigatório para alunos e funcionários.

Esta semana os alunos das 13 escolas da zona rural iniciaram o sistema de ensino semipresencial, que dividiu os 495 alunos em dois grupos que revezam a frequência na sala de aula com atividades em casa. O sistema também deverá ser implantado gradativamente nas escolas municipais que ficam na área urbana.

(Felipe Maranhão)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.