Comunidade

Fundada em 1999, horta comunitária produz alimentos fresquinhos e vira terapia em Araguaína

Aos 68 anos, Rosilda é uma das pioneiras e trabalha na Horta Comunitária há 24 anos.

Por Redação 1.314
Comentários (0)

08/11/2023 07h49 - Atualizado há 5 meses
Rosilda é uma das pioneiras do projeto. No local ela cultiva, vende e ainda ajuda famílias carentes

Alimentos que deixam o prato dos araguainenses mais coloridos e saudáveis, como alface, couve, manjericão, cebolinha, entre outras hortaliças orgânicas, são encontradas com frequência na Horta Comunitária Bárbara Maix. “Gosto de comprar aqui, os produtos são de qualidade, fresquinhos, além de ficar perto da minha casa. É bom demais!”, elogiou a dona de casa, Maria Valdenir Araújo.

Fundada em 1999, a Horta Comunitária está localizada entre as ruas Craviúna e Cajueiro, no Setor Araguaína Sul 2. O local, cuidado e gerido por sete famílias, contém mais de 50 canteiros com sistemas de irrigação mecânica e manual, além de telas de sombreamento. Na horta, a comunidade planta verduras, como alface, rúcula e couve; hortaliças, como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão e orégano; e outros frutos e legumes, como quiabo, chuchu e tomate cereja.

A área de 450 metros quadrados foi cedida pela Prefeitura de Araguaína, que ainda auxilia na manutenção por meio do pagamento da conta de água, fornecimento de insumos e disponibilização de técnicos agrícolas para as visitas e orientações.

“A primeira conta de água que veio para gente foi de R$ 1.500 e nós não tínhamos de onde tirar esse dinheiro. Então essa ajuda da Prefeitura é muito importante”, contou uma das horticultoras, Rosilda Machado

Cidade e comunidades sustentáveis

Na última semana, técnicos da prefeitura foram até a horta e doaram aos clientes e moradores do bairro 35 mudas de ingá, tamarindo, ata e ipês. Segundo o assessor técnico de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Jhenmerson Rodrigues, essa é uma das iniciativas que coloca em prática a ODS 11 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) Cidades e Comunidades Sustentáveis.

“Nosso vínculo comunitário é para fortalecer o perfil sustentável, então nossa equipe sempre está à disposição para melhorar a qualidade do produto e da terra na horta. Esse pit stop ecológico, que é a distribuição de mudas vinculadas ao nosso plano de arborização, é muito importante para a comunidade se projetar a longo prazo dentro dessa responsabilidade socioambiental”, informou Jhenmerson.

Para o funcionamento da Horta Comunitária, as famílias também contam com a parceria de instituições religiosas, como as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Cáritas Diocesana de Tocantinópolis e REPAM (Rede Eclesial Panamazônica do Brasil).

Atividade terapêutica e renda extra

Aos 68 anos, Rosilda é uma das pioneiras e trabalha na Horta Comunitária há 24 anos. Todas as manhãs, ela cuida de oito canteiros que produzem diversas hortaliças para a comercialização e até frutas para o seu próprio consumo.

“Estar aqui me faz bem, é uma terapia para mim, porque eu adoro mexer com a terra e plantas, além de ajudar no meu sustento familiar. Com a horta também faço doações para famílias carentes, é um prazer que tenho de fazer isso, pois, além de fazer uma renda extra, eu ajudo outras pessoas”, contou Rosilda.

Cuidado diário

Segundo as produtoras, o controle de pragas é feito de forma manual e orgânica por meio do plantio de fumo. Após a colheita, a planta é colocada de molho na água, que é coada e, conforme a necessidade, a vegetação é regada com a mistura natural.

Maria Clemides também está entre as horticultoras e há 15 anos sua rotina é dividida entre o plantio, cuidados do lar e a administração de um bazar. “Eu fico na horta das 8 às 11 horas, pois não é só vender, tenho que afofar os canteiros, plantar, regar. Daqui tiro uma renda boa que ajuda eu e meu esposo. Eu gosto demais daqui e esse apoio da Prefeitura é fundamental!”, afirmou.

Parcerias com outras comunidades

Moradores que estão envolvidos com o plantio sustentável e estão interessados na parceria da prefeitura para manutenção de hortas comunitárias podem buscar a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e levar um ofício. “Convidamos as comunidades que estão engajadas com ações sustentáveis que refletem na economia e bem-estar social a nos procurarem. O Município analisará a viabilidade e impacto do projeto”, informou o secretário da pasta, Joaquim Quinta Neto.

A Secretaria funciona das 7 às 13 horas e está localizada na Avenida José de Brito, nº 728. Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio do telefone (63) 3411-7012. 

 “Daqui tiro uma renda boa que ajuda eu e meu esposo. Eu gosto demais daqui e esse apoio da Prefeitura é fundamental!”, afirmou a horticultura, Maria Clemides
 
 
A área de 450 metros quadrados tem mais de 50 canteiros e foi cedida pela Prefeitura de Araguaína para a comunidade

 
Na última semana, técnicos do município foram até a Horta e doou aos clientes e moradores do bairro 35 mudas de ingá, tamarindo, ata e ipês

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.