Saúde precária

Governador Carlesse será multado em R$ 1 mil por dia caso não contrate médicos para hospital

Por Redação AF
Comentários (0)

02/08/2018 09h35 - Atualizado há 2 meses

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e o secretário da Saúde, Renato Jayme, serão multados no valor de R$ 1.000 por dia caso não adotem providências para garantir a escala de médicos do setor de ginecologia/obstetrícia no Hospital Regional de Gurupi, no sul do Estado. O prazo é de 10 dias.

A decisão do juiz Roniclay Alves de Morais foi proferida na tarde desta quarta-feira (1º/8), determinando que o governador e o secretário cumpram os termos da sentença proferida ainda em agosto de 2017. A determinação atende a pedido do Ministério Público Estadual.

De acordo com o promotor Marcelo Lima Nunes, devido à falta de médico especialista no plantão, uma gestante em trabalho de parto foi recentemente encaminhada para o Hospital da Unimed de Gurupi. Porém, a paciente não foi recebida pelo plantonista e terminou dando à luz no interior da ambulância, na porta de entrada do referido hospital particular. O bebê nasceu sem chorar e apresentou sequelas.

O MPE também juntou cópia da escala de plantões médicos do mês de julho do Hospital Regional de Gurupi, documento que comprova a falta de médicos plantonistas das áreas de ginecologia e obstetrícia durante o período de 10 dias.

O Ministério Público apresentou à Justiça, também, informações oficiais sobre a contratação de outros médicos para o HRG, com exceção da especialidade contemplada pela decisão judicial.

Foi juntada, ainda, uma relação contendo os nomes de nove médicos, ginecologistas e obstetras, que manifestaram interesse em trabalhar no Hospital Regional de Gurupi, demonstrando que não procede a justificativa apresentada pelo Estado, de que não há profissionais disponíveis para trabalhar na unidade hospitalar.

O promotor considera que a inércia do Governo do Estado em cumprir a sentença judicial provoca perigo de dano irreparável às gestantes que procuram atendimento no HRG.

Na Ação Civil Pública ajuizada ainda no ano de 2016, o Ministério Público pede que haja médicos plantonistas nas especialidades de ginecologia e obstetrícia durante as 24 horas do dia, sete dias por semana, no Hospital Regional de Gurupi.

OUTRO LADO Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) informou que trabalha para fortalecer toda a rede hospitalar pública do Estado contratando profissionais de saúde para suprir as escalas e dotando as unidades de equipamentos e insumos. "No entanto, existe uma dificuldade em viabilizar, de forma célere, a contratação de profissionais, haja vista a carência destes em todas as regiões do Estado, inclusive na região de Gurupi, sobretudo especialistas", afirmou. Mesmo diante das dificuldades, a secretaria informou que a rotina de atendimento está normalizado no Hospital Geral de Gurupi.

Comentários (0)

Mais Notícias

Palmas

BMW fica completamente destruída após pegar fogo na Avenida Teotônio Segurado

A BMW ficou completamente destruída após o incêndio. Ninguém ficou ferido.

Violência

Adolescente de 15 anos é morto com três tiros durante assalto no sul do Estado

O menor foi atingido por três disparos na cabeça e no tórax.

Acidente

Mulher tem perna esmagada por veículo após acidente em cruzamento de Palmas

Testemunhas disseram que a motociclista tentou atravessar a Teotônio quando foi atingida

Álcool e direção

Motorista bêbado invade a contramão, colide e mata motociclista na TO-080

Com o impacto da batida, moto e condutor foram arremessados cerca de 30 metros.

Perigo

Crianças são arrastadas por enxurrada enquanto banhavam em córrego de Palmas

Os garotos tomavam banho no córrego quando foram surpreendidos pela força da água.

Engavetamento

Ônibus perde freios e provoca engavetamento na principal avenida de Araguaína

O engavetamento envolveu um ônibus, um veículo de passeio e um caminhão de pequeno porte.

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Nas Redes
Nosso Whatsapp
063 9 9242-8694
Nosso Email
redacao@arnaldofilho.com.br
Copyright © 2011 - 2018 AF Notícias. Todos os direitos reservados.