52 anos

Destaque no agro, Guaraí tem o maior plantio de melancia por gotejamento do Brasil

Oitava município mais populoso do Tocantins, atrai produtores de várias regiões.

Por Redação 1.093
Comentários (0)

06/04/2022 09h01 - Atualizado há 2 anos
Guaraí completa 52 anos no próximo dia 11 de abril.

Guaraí completa 52 anos de emancipação política no próximo dia 11 de abril, data que será comemorada pelos seus mais de 26 mil habitantes.

Um dos oito municípios mais populosos do Tocantins, Guaraí é um lugar de terra fértil, povo trabalhador, excelentes indicadores e uma estrutura administrativa que potencializa o município para o desenvolvimento econômico no setor agropecuário, entre tantas outras áreas que enchem os guaraienses de orgulho. 

Atualmente, Guaraí se destaca na produção de grãos, criação de gado, maior plantio individual de melancia por gotejamento do Brasil, além da força gerada pelos hortifrutis dos pequenos produtores rurais da agricultura familiar. 

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2021/2022, foram cultivados mais de 21 mil hectares de soja no município (71 mil toneladas - 3.300 quilos por hectare  - 55 sacas 60 kg/ha). Em relação à produção de milho, na safra de 2021/2022, foram cultivados mais de 5 mil hectares (26 mil toneladas e produtividade de 6.676 quilos por hectare  - 111 sacas 60 kg/ha).

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec/TO), Guaraí conta com um efetivo bovino de mais de 138 mil cabeças de gado. Segundo o Guaraí Leilões, o município movimenta, em média, mil cabeças de gado por semana. 

PRODUÇÃO DE MELANCIA

Guaraí também se destaca pelo maior plantio de melancia com sistema de gotejamento do Brasil. São mais de 500 hectares plantados por ano, uma produtividade de 25 mil toneladas. Mais de 1,6 mil caminhões que carregam as frutas por ano para o território nacional, além de países da América do Sul, por exemplo, Paraguai e Argentina.

Segundo o produtor rural Bruno Cesar Aquino Rezende, 32 anos, sua família cultiva melancia em Guaraí há 10 anos. “De três anos pra cá, nossa produção se tornou o maior plantio de melancia por gotejamento do Brasil. A tendência é aumentar o plantio, pois tudo o que dá certo merece mais investimentos”, afirma o agricultor. 

De acordo com o agricultor, são cerca de 10 milhões de investimentos por custo de produção anual, sendo 20 mil por hectare. A produção de melancia gera cerca de 350 a 400 empregos em Guaraí.

LOGÍSTICA

Guaraí conta com mais de 15 empresas de médio e grande porte, além de multinacionais que atuam no ramo do agronegócio, com vendas de máquinas, equipamentos e insumos (adubos, sementes e defensivos em geral), além de suas equipes de consultores técnicos (agrônomos) que prestam serviços de assistência e atendimento comercial aos produtores rurais. 

FERROVIA NORTE-SUL

No último mês, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A anunciou a empresa vencedora da concessão para implementação do terminal intermodal da Ferrovia Norte-Sul (FNS) em Guaraí. A previsão é neste mês de abril para a ordem de serviço das obras do Porto Seco, a fim de operar com embarque e desembarque no novo pátio em território guaraiense.

Com a instalação do terminal da ferrovia em Guaraí, vai melhorar muito o escoamento, pois ainda temos que ir até o Porto Seco de Palmeirante, disputando espaço com caminhões que estão vindo do Pará. Podendo entregar aqui, vai facilitar muito”, analisa o sócio-diretor da Agrofarm, Marco Antônio Scafutto. 

Ainda, segundo informou Marco Antônio Scafutto, novos colonizadores estão vindo para a região de Guaraí. “Chegam para investir no agronegócio e, com isso, acabam residindo na cidade, que se destaca pelo desenvolvimento urbano”, analisa.

USINA DE CALCÁRIO 

O plano para atrair indústrias e demais investimentos para Guaraí é uma das metas de governo da atual administração municipal. A prefeita Fátima Coelho articula junto aos órgãos competentes para a retomada das atividades da antiga usina de extração de calcário no município.

O plano de retomada da extração de calcário conta com investimentos de um empresário no ramo de loteamentos imobiliários na região e proprietário das terras onde se encontra a reserva do minério.   

PARQUE AGROINDUSTRIAL

Neste mês de março, a prefeita Fátima Coelho assinou o convênio com o Governo do Tocantins para obras de infraestrutura do Parque Industrial do município. Os recursos são estaduais, em torno de R$ 8 milhões, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS).

O Parque, localizado na BR-153, a 5 km do centro de Guaraí, ocupa uma área pública com 242 mil m², com capacidade para 84 indústrias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.