porto nacional

Justiça manda Itpac suspender cobrança para emissão de documentos aos acadêmicos

A conduta configura uma prática abusiva e lesiva aos consumidores.

Por Redação 1.394
Comentários (0)

06/11/2021 08h49 - Atualizado há 2 anos
Prédio do Itpac em Porto Nacional

A Justiça determinou liminarmente, nesta terça-feira (3/11), que o Itpac de Porto Nacional suspenda a cobrança de taxas para emissão de documentos aos acadêmicos de todos os seus cursos, deste ano letivo e dos vindouros.

A decisão é resultado de uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).

De acordo com a Ação, a instituição vinha exigindo dos alunos o pagamento de taxas para emissão, em primeira via, de quaisquer documentos e serviços relacionados à atividade educacional, como por exemplo, atestado de conclusão do curso, histórico escolar, ainda que parcial, programa de disciplina e declaração de estágio.

A ação tem a finalidade de coibir o instituto de agir em desacordo com os direitos dos consumidores, visto que a conduta configura uma prática abusiva e lesiva aos princípios básicos do direito do consumidor, como o princípio da informação, da boa-fé objetiva, do equilíbrio e outros.

Além disso, conforme apontado na Ação, o artigo 9º da Portaria do MEC nº 1095/2018 estabelece que a expedição e o registro do diploma, do histórico escolar final e do certificado de conclusão de curso estão incluídos nos serviços educacionais prestados pela instituição, não sendo motivo de cobrança de qualquer valor.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.