Casa Legal

Após 14 anos, dona de casa tem imóvel regularizado e realiza sonho em Araguaína; 'estou em paz'

Desde 2021, programa já beneficiou mais de 1600 famílias em nove bairros da cidade.

Por Redação 1.265
Comentários (0)

12/03/2024 15h01 - Atualizado há 1 mês
Maria Tânia Costa com título de regularidade

Notícias do Tocantins - Após 14 anos de muita insegurança, a dona de casa Maria Tânia Costa Silva recebeu o tão sonhado título de regularidade do seu imóvel. Ela e mais 113 famílias do Setor Ana Maria foram contempladas com a regularização fundiária promovida pelo programa Casa Legal da Prefeitura de Araguaína, em parceria com o Tribunal de Justiça e Cartório de Registro de Imóveis.

No evento realizado no último dia 11, a agora proprietária Dona Maria disse estar aliviada. “Estou em paz por ser finalmente dona do meu terreno e mais feliz ainda pelas melhorias que a prefeitura fez no meu bairro, o Ana Maria, que hoje é visto como um dos melhores da região”, disse.

A também dona de casa Miracides da Silva afirmou que estava vivendo um sonho ao receber o título de propriedade do imóvel. “Quero agradecer a toda a equipe do Casa Legal que promoveu essa grande mudança de vida para minha família”, afirmou.

Presente no evento, o prefeito Wagner Rodrigues agradeceu e parabenizou todos os que acreditaram no projeto desde o início.

“Em parceria com o Judiciário, Legislativo e o cartório de imóveis, a gente transformou a vida dessas pessoas que viviam na insegurança. Agora os moradores do Ana Maria finalmente têm o seu direito de propriedade respaldado e podem dizer com tranquilidade ‘Isso aqui é meu’”, destacou o prefeito.

A superintendente de planejamento e gestora do Programa Casa Legal,  Vânia Souza Silva, destacou a importância da documentação entregue aos moradores do Ana Maria. “Os títulos são a garantia da segurança jurídica, social e de moradia para todas essas famílias”, frisou.

Evento de entrega dos títulos

Parceria que funciona

A equipe do Casa Legal conduz os levantamentos sociais e de engenharia dos bairros selecionados e encaminha os documentos ao cartório, que avalia se os residentes nessas comunidades satisfazem os requisitos legais do programa. A regularização permite que os proprietários busquem financiamentos bancários para reforma e ampliação ou que os imóveis sejam inseridos no mercado de crédito imobiliário, criando um ciclo econômico positivo e movimentando diversos segmentos.

A juíza e desembargadora Maisa Rosal ressaltou a contribuição do Tribunal de Justiça dentro do processo.

“O Judiciário, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária, deu o apoio técnico para o Município para que a regularização no cadastramento das famílias avançasse, além de orientar e acompanhar todo o processo. Assim unimos forças para trazer cidadania a essas pessoas com o direito de propriedade, o que traz grandes benefícios para a cidade e para as famílias”, afirmou a desembargadora. 

Araguaína regularizada

O Casa Legal foi criado em 2021 com o propósito de garantir o direito de propriedade às famílias que ocuparam áreas invadidas até 2016. O programa oferece isenção de taxas, custas cartoriais e diversos outros benefícios aos ocupantes. Até o momento, mais de 1.600 famílias dos setores Coimbra, Carajás, Céu Azul, Itaipu, Jardim Esplanada, Araguaína Sul, Jardim das Flores, Vila Couto Magalhães e agora o Ana Maria foram beneficiados com a regularização fundiária dos seus imóveis. A meta é entregar cerca de 20 mil escrituras nos próximos anos.

Prefeito Wagner entregando título

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.