Araguaína

Maternidade é condenada em R$ 50 mil após gestante perder seu 1º filho e até o útero

O TJTO entendeu que houve falha e demora no atendimento médico.

Por Conteúdo exclusivo AF Notícias 10.978
Comentários (0)

08/04/2021 11h33 - Atualizado há 3 anos
Hospital e Maternidade Dom Orione, em Araguaína

O Hospital e Maternidade Dom Orione, em Araguaína, foi condenado a pagar R$ 50 mil a título de indenização por danos morais a uma gestante que perdeu seu primeiro filho em razão da demora e falha no atendimento médico. A decisão foi proferida por unanimidade pela 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), e publicada nesta quarta-feira (7).

A advogada Watfa Moraes El Messih relata na ação que a gestante compareceu à Maternidade na madrugada do dia 30 de maio de 2015, vindo da cidade de Wanderlândia, queixando-se de dores intensas. Na ocasião, mesmo estando com 32 semanas de gestação (quase 08 meses) ela foi medicada somente com remédio para dor e posteriormente liberada para voltar pra casa, sem que fosse feito exames mais minuciosos, sequer um exame de ultrassom.

Contudo, a gestante retornou ao hospital no dia seguinte, por volta das 17h30, com fortes dores, vômito e fraqueza. Nessa ocasião, as enfermeiras não mais conseguiam ouvir o batimento do feto. Ainda conforme a ação, somente após a acompanhante perceber que a gestante apresentava sangramento abundante é que o médico plantonista resolveu interná-la e pedir um ultrassom. Ela só teria sido encaminhada para a sala de cirurgia às 22h50.

Conforme a advogada, em virtude da negligência, da demora no atendimento e de uma sucessão de erros médicos, o estado de saúde da gestante evoluiu para útero de couvelaire, resultando na morte do seu primogênito e na sua histerectomia (remoção do útero).

O pedido de indenização foi rejeitado no 1º grau, mas o Tribunal de Justiça (TJ) entendeu que houve falha no atendimento médico por parte do hospital onde a gestante havia realizado todos os exames pré-natais.

“É muito provável que se a Autora [gestante] não tivesse esperado 19 horas, e no primeiro atendimento tivessem feito o ultrassom, ela poderia ter sido corretamente medicada e hoje estaria com sua filha. Do mesmo modo, se não tivesse esperado 5 horas no 2º atendimento, o descolamento de placenta teria sido percebido a tempo de passar por uma cirurgia e preservar seu útero”, afirma a decisão do TJTO.

Ao analisar as provas, o TJTO concluiu que, realmente, a criança sofreu e faleceu em razão da demora no atendimento adequado no hospital.

“Houve grave violação à dignidade da pessoa humana, tendo em vista as dores físicas e danos morais decorrentes da excessiva demora no atendimento médico-hospitalar, e a perda de seu filho (a) por omissão, além de ter resultado na realização de cirurgia histerectomia a qual resultou na impossibilidade permanente de ser mãe”, conclui a decisão do tribunal.

“É uma grande vitória para todas as mulheres que necessitam dos serviços da Maternidade Dom Orione”, afirmou a advogada Watfa Moraes El Messih. Ela disse que ainda pretende recorrer para aumentar a indenização.  

O QUE DIZ O HOSPITAL

Procurado para comentar o caso, o Hospital Dom Orione informou que ainda não foi oficialmente intimado da decisão judicial e que o setor Jurídico da instituição já está tomando as providências cabíveis relacionadas ao processo.

O hospital ressalta, na nota, que segue todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde em seus atendimentos.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.