Barrolândia

Agroindústria artesanal de processamento de frutos do cerrado é inaugurada no interior do Tocantins

O casal já tem 20 anos de dedicação à agricultura familiar.

Por Redação 1.066
Comentários (0)

22/02/2020 09h52 - Atualizado há 4 anos
Inauguração da mini-indústria em Barrolândia

Foi inaugurada nesta sexta-feira (21) a agroindústria Front Frut, uma mini-indústria artesanal de processamento de frutos do cerrado, localizada na fazenda São Jorge, município de Barrolândia, região centro-norte do Tocantins.

Além da inauguração oficial, a indústria recebeu o Certificado de Registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), documento que garante a comercialização dos produtos em todo o País. O secretário César Halum participou da inauguração.

De propriedade do casal - pequenos produtores, Djalma Alves e Valdyrene Milhomem, a agroindústria tem capacidade de produção de até duas toneladas/mês de frutos do cerrado,  dentre as quais, cajá, mangaba, araçá, buriti, tudo produzido na fazenda de 135 hectares.

Dona Valdyrene conta que até chegar aqui, a estrada foi longa e muitas dificuldades. Foi preciso determinação e coragem. São 20 anos de dedicação à agricultura familiar. Acordando às 5h e indo dormir às 1h30 da madrugada.  

“Hoje me sinto realizada e feliz. Com os objetivos concluídos e pensando em coisas bem maiores. Foi muito difícil, superando as dificuldades, persistindo e dizendo eu não vou desistir. Muitas portas se fecharam pra nós, mas há dois anos a Secretaria da Agricultura abriu a portas e a parceria também com a prefeitura foi possível chegar aqui. O amor me conduziu e chegamos aqui”, declarou emocionada em agradecimento às parcerias.

O secretário César Halum destacou o empreendedorismo do casal, enfatizando também a importância da parceria com a prefeitura local. “Esta mini-indústria rural deve servir de exemplo para ser aplicado em todo o Estado. Se quisermos combater a pobreza no campo, criar renda para o pequeno produtor, é preciso estimulá-lo a agregar valores. Ele precisa produzir, industrializar e comercializar para obter renda e com mercado garantido.  É isso que estamos  fazendo.  A parceria da gestão de Barrolândia demonstra o comprometimento com a população”, afirmou.

O Governo do Estado oferece suporte técnico aos empreendedores da agroindústria por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

A engenheira de alimentos da Seagro, Verônica França explica que a Front Frut é um bom exemplo que os frutos do cerrado podem ser fonte de renda e emprego, fomentando a agricultura familiar.

Demonstração de pesagem da polpa

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.