Couto Magalhães

Morador denuncia transporte de pacientes em veículo sem freios e aciona a Polícia Civil

Secretário de Saúde disse que o problema surgiu durante a viagem.

Por Márcia Costa | Conteúdo AF Notícias 1.058
Comentários (0)

07/04/2022 09h25 - Atualizado há 2 anos
Van que teria sido usada para o transporte dos pacientes

Um morador de Couto Magalhães que faz tratamento de hemodiálise em Araguaína denunciou que o transporte de pacientes foi realizado no último sábado (2/4) por um veículo sem freios, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde.

Nelson Aulus, que já foi vereador do município, decidiu registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil narrando a situação. Segundo ele, o motorista da van teria comunicado o problema ao chefe de transporte antes de iniciar a viagem.

“O motorista da van chegou a ligar para o chefe de transporte dizendo que o veículo estava sem freios, mas o chefe disse que era para dar sequência à viagem assim mesmo. Ao chegar em Colinas, a van não teve mais condições de seguir viagem”, narrou o ex-vereador.

Nelson disse que tem horário agendado para iniciar e finalizar a hemodiálise em Araguaína. Então, ele decidiu ligar para o secretário de Saúde, Helder Lucas, e reivindicar seus direitos, porém, o secretário alegou que o veículo teria apresentado o defeito só durante a viagem.

"O que não é verdade! Eles sabiam que o veículo estava sem freios. Estou entre a vida e a morte, tenho diabetes, hipertensão, rins parados. Quem faz hemodiálise está sujeito a tudo. Não temos saúde adequada e toda vez é um problema com o transporte. É carro velho, sem freios, sem ar-condicionado, quebrando no meio do caminho”, lamentou o paciente.

Nelson conta que a prefeitura enviou outra van até Colinas, sem ar-condicionado. Para não atrasar o procedimento, ele viajou de ônibus para chegar no horário marcado em Araguaína.

Segundo o ex-vereador, esse problema das condições precárias do transporte de pacientes já foi denunciado várias vezes no Ministério Público do Tocantins (MPTO).

O QUE DIZ O SECRETÁRIO DE SAÚDE?

O secretário municipal de Saúde de Couto Magalhães, Helder Lucas, informou que os veículos passam por revisões periódicas e que, infelizmente, a estrada não oferece condições de trafegabilidade.

"Falei com o motorista que disse que chegando em Colinas, sentiu que o carro estava com uma luz acesa no painel e que conduziu o carro com responsabilidade até a cidade e acionou o chefe de transportes, que imediatamente foi atendido com um carro reserva. Todos os pacientes foram levados até Araguaína para os atendimentos, como de fato foram atendidos. Apenas um dos pacientes não quis seguir o trajeto, e foi a delegacia fazer uma denúncia. Estou aguardando a justiça para prestar esclarecimento, se por ventura for solicitado", disse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.