Denúncia

Moradores denunciam falta de EPI's para coveiros em Colinas do Tocantins; prefeitura nega

Colinas tem 23 casos de Covid-19 confirmados e nenhum óbito registrado.

Por Nielcem Fernandes 862
Comentários (0)

19/05/2020 10h01 - Atualizado há 1 ano
Mesmo sem nenhum caso grave da doença no município, a prefeitura diz que está preparada

Mesmo sem nenhum óbito registrado por complicações causadas pela covid-19, os moradores de Colinas do Tocantins estão preocupados com os riscos que envolvem o sepultamento de possíveis vítimas do novo coronavírus.

Uma vítima da Covid-19 já foi sepultada na cidade. O caminhoneiro Antônio Geraldo do Nascimento, de 56 anos, morreu na última quinta-feira (14), no hospital municipal de Colinas. Como ele morava em Goiás o caso não foi contabilizado no Tocantins.

Denúncia

Moradores relatam ao AF Notícias que os coveiros que trabalham no único cemitério público da cidade ainda não receberam os equipamentos de proteção individual (EPI's), conforme exigência do do Ministério da Saúde (MS).

Os coveiros daqui de Colinas não receberam nenhum equipamento de proteção e estão trabalhando apenas com as máscaras adquiridas por eles mesmos”, diz a denúncia.

Resposta

Questionada, a prefeitura informou que mesmo não havendo casos graves de Covid-19 no município, está seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e preparando um local adequado no cemitério João Batista para o sepultamento de possíveis vítimas da pandemia.

A respeito da falta de EPI´s, a prefeitura disse que disponibilizou os equipamentos para os coveiros, porém não informou quantos kits foram entregues.

Conforme a prefeitura, em casos de mortes, o corpo da vítima será preparado por equipes da saúde, seguindo todas as normas de segurança, e o traslado até o cemitério é de responsabilidade das funerárias contratadas pelas famílias.

Números

Colinas é um dos 32 municípios do Estado que está em lockdown para conter o avanço da doença. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (18), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a cidade contabiliza 23 casos de Covid-19, ocupando a 11ª posição no ranking do Tocantins. Nenhum óbito foi registrado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.