Paralisação

Greve é deflagrada por motoristas do transporte coletivo de Palmas por falta de acordo

Trabalhadores reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Por Conteúdo AF Notícias 1.198
Comentários (0)

27/09/2021 08h22 - Atualizado há 2 anos
Categoria disse que todas as negociações foram frustradas

A população que depende do transporte público coletivo em Palmas foi surpreendida, na manhã desta segunda-feira (27), por uma greve deflagrada pelos motoristas dos ônibus.

De acordo com nota publicada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Operadores de Máquinas do Estado do Tocantins (Simtromet), os sindicalizados resolveram cruzar os braços depois que suas reivindicações não foram atendidas pelas empresas responsáveis pelo transporte público.

As demandas foram apresentadas à Expresso Miracema e Viação Capital durante assembleia extraordinária realizada no dia 19 de setembro. Todas as negociações teriam sido frustradas, segundo o sindicato.

Durante a assembleia, os trabalhadores reivindicaram reajuste salarial, benefícios e melhores condições de trabalho. De acordo com a categoria, os salários estão defasados há mais de dois anos.

Para cumprir a lei, a categoria manteve mais de 30% da frota em circulação. A greve deve continuar até que as reivindicações sejam atendidas.

O QUE DIZ A PREFEITURA DE PALMAS?

Após a deflagração da greve, a Prefeitura de Palmas divulgou nota destacando os seguintes pontos:

- A Prefeitura de Palmas informa que vem, desde a semana passada, participando e acompanhando as tratativas que envolvem o sindicato e as empresas de transporte público urbano;

- Em audiência de conciliação realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no dia 23 de setembro, a Prefeitura reafirmou seu compromisso de fazer o repasse do subsídio tarifário em razão da manutenção do valor da tarifa, retroativo a junho de 2021;

- As demais reivindicações trabalhistas da categoria são em face das empresas concessionárias, não cabendo à Prefeitura de Palmas interferir no contencioso;

- Em relação ao cumprimento da prestação mínima do serviço, a Prefeitura informa que está notificando o Seturb e o Simtromet para que adotem as medidas necessárias à continuidade e manutenção dos serviços de transporte coletivo, sob pena de adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis;

- Haverá uma audiência na tarde de hoje, na justiça do Trabalho, para tratar sobre a greve.

– A Prefeitura solicitou apoio aos agentes da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARP), à Guarda Metropolitana e aos agentes de Trânsito, que vão atuar junto aos terminais para garantir a prestação do serviço e a segurança dos passageiros.

A greve acontece após falta de negociação junto as empresas de transporte coletivo

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.