Coopermoto

Mototaxistas de Araguaína mudam rotina de trabalho na pandemia para enfrentar a crise

Muitos trabalhadores passaram a fazer entregas por delivery.

Por Redação 996
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04/02/2021 08h57 - Atualizado há 3 anos
Coopermoto está presente em Araguaína há 23 anos

 O serviço de transporte individual realizado pelos mototaxistas sofreu alterações durante os decretos estabelecidos para o controle da Covid-19 em Araguaína, no entanto, outro serviço ganhou espaço, o da entrega de alimentos. A cooperativa Coopermoto atua há 23 anos unificando e fortalecendo a categoria que conta hoje com 477 cooperados e 25 pontos de atendimento espalhados pela cidade.

Conforme o presidente da cooperativa, Ronyeryo Pereira Cunha, a Coopermoto recebeu em 2020 apoio municipal e estadual, de pessoas públicas, de instituições e do mercado local, que ofereceu serviço de entrega à cooperativa. “Muitas lojas contrataram o serviço da Coopermoto prestado por meio de seus cooperados para fazer entrega de mercadorias, já que o decreto só permitiu serviços por delivery”, complementa.

De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, são 1.093 cooperativas do ramo de transporte espalhadas pelo país com quase 100 mil cooperados. O ramo se divide em seis segmentos: bens de fornecimento, transporte rodoviário de carga, transporte aéreo de cargas, transporte náutico de cargas, transporte coletivo de passageiros e o transporte individual de passageiros, no qual se enquadra a Coopermoto. 

No Tocantins estão registradas três cooperativas nesse ramo, são elas: a Coopermoto, a Cootins e a Cootrans, sendo as últimas duas de transporte coletivo e com sede nos municípios de Araguatins e Palmas, respectivamente.

Serviço diferenciado

Como parte de um modelo cooperativista, a Coopermoto é uma empresa que se diferencia das demais iniciativas privadas pelo dever de cumprir alguns requisitos, além de seguir os preceitos de cooperação. “Somos diferenciados porque oferecemos um serviço de excelência e procuramos sempre nos atualizar no mercado”, explica Ronyeryo, exemplificando com o uso da tecnologia, como no aplicativo Mototaxi Araguaína, e com os cursos oferecidos pelo Sistema OCB/TO, por meio do Sescoop/TO aos cooperados, como o de atendimento ao cliente.

A Superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Oliveira, confirma que cooperativas como a Coopermoto passaram por momentos difíceis em 2020 devido à pandemia e que o Sistema desempenhou e continua a desempenhar o papel de suporte para o equilíbrio e sucesso das cooperativas. “Nós oferecemos e incentivamos para que todos façam os cursos ofertados. Damos suporte técnico, bem como o apoio aos processos burocráticos. Queremos que o cooperativismo cresça no Tocantins com e sem pandemia e compartilhamos esse desejo com todas as cooperativas registradas no Sistema OCB”, conta a superintendente.

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